Servidores do PJU e MPU aprovam calendário nacional contra PEC e em defesa do serviço público

[]

Servidoras e servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União, representando sindicatos de todas as regiões do país, aprovaram um calendário de mobilização com ações imediatas para atender à principal deliberação do encontro que os reuniu: envolver a categoria na construção e fortalecimento de um movimento que una todo o funcionalismo federal, estadual e municipal para deter as mudanças que o governo de Jair Bolsonaro tenta impor aos serviços públicos no Brasil. A reunião ampliada da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe) ocorreu por videoconferência, no sábado, dia 10 de outubro de 2020. O Sinjutra foi representado na reunião pelo coordenador Renato Celso Moreira Filho.

O calendário de mobilização aprovado prevê a organização e a participação em manifestações conjuntas nos dias 15 e 28 de outubro contra a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020, apontada como um projeto de destruição de direitos e dos serviços públicos.

Entre um ato e outro, que teriam eventos virtuais e presenciais, acontece a plenária nacional dos servidores das três esferas de governo e trabalhadores das estatais, para abordar a luta contra a chamada 'PEC da Rachadinha' (PEC 32) e as privatizações.

O fórum de deliberação da Fenajufe também indicou a construção conjunta com os demais setores do funcionalismo de um dia de greve por 24 horas, com indicação de 11 de novembro para isso.

As resoluções saídas da reunião ampliada ressaltam ainda a necessidade de construir as condições para convocação de uma greve nacional do funcionalismo em defesa dos serviços públicos.

Calendário aprovado:

15/10 - Dia Nacional em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, contra o retorno às aulas presenciais e contra a reforma administrativa

24/10 - Plenária nacional: plenária ampla, de base, construída com as três esferas do funcionalismo e estatais

28/10 - Dia nacional de lutas nos Estados, organizado pelos fóruns locais e estaduais com ato virtual centralizado às 16h, replicando as atividades que ocorreram ao longo do dia e mostrando as atividades presenciais, que for possível de serem realizadas, ao vivo.

DIA DE GREVE: Construção de um dia nacional de greve contra a Reforma Administrativa, em articulação unificada com as demais entidades dos servidores e servidoras públicos e Centrais sindicais para após o dia nacional de luta de 28 de outubro, apresentando como sugestão da categoria para a construção coletiva ampla, nos fóruns com as entidades dos servidores e Centrais, o dia 11/11.

 

HÉLCIO DUARTE FILHO
LutaFenajufe-Notícias

(Ilustração Fenajufe)