Por mais mulheres nos espaços de poder

[]

Ocupar mais os espaços de poder. É nisso que o Sinjutra acredita e é essa bandeira que levanta neste Dia Internacional das Mulheres. É a partir dessa premissa que a coordenação do sindicato acredita que ocorrerá a igualdade entre mulheres e homens, igualdade de gênero, salarial, política, de oportunidades, na estrutura familiar, entre tantas outras! Mulheres representam mais de 51,8 da população brasileira e mais de 52% do eleitorado brasileiro e estão sub representadas em todos os espaços de poder.

Na Câmara Federal, 15% apenas das parlamentares são mulheres; no senado, 17%. Perdemos até para o Afeganistão, onde há 27,9% de mulheres no parlamento. Com todo o histórico de violência e opressão às mulheres, muito mais difícil do que no Brasil, o país segue melhor colocado do que nós no ranking de representatividade feminina na política. Perdemos ainda para Cuba, México, Ucrânia e Paraguai.

Com relação às prefeituras no Brasil, 12% apenas são mulheres e contam com 16% de vereadoras.

Há somente uma governadora, Fatima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte (RN).

A falta de mulher no espaço público é grave, pois só com um maior número delas atuando sobre questões que influenciarão o meio em que vivem será possível que pautas que lhe são urgentes se tornem prioritárias.

Por mais mulheres nos espaços de poder.