Plenária nacional no sábado (24) reunirá servidores e trabalhadores de estatais para traçar luta comum

Atividade busca ampliar luta em defesa dos serviços públicos e contra reforma administrativa e privatizações; inscrições serão feitas por formulário digital

Servidoras e servidores públicos e trabalhadores das estatais vão estar juntos na Plenária Nacional contra a "reforma" administrativa e as privatizações, marcada para acontecer no dia 24 de outubro de 2020, sábado, a partir das 14 horas. O evento ocorrerá de forma virtual, por meio de videoconferência. Para participar, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário digital: (https://zoom.us/meeting/register/tJckdOitqD8qE9OCTjFJ0WWxjwO51yFdcUdC).

A atividade é preparatória para as manifestações nacionais previstas para acontecer em 28 de outubro, Dia do Servidor Público. Os servidores do Judiciário Federal e do MPU reafirmaram a participação na construção de ambas as atividades, por unanimidade, na reunião ampliada da direção da federação nacional da categoria (Fenajufe). A plenária está sendo organizada a partir do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), junto com organizações sindicais do funcionalismo estaduais e municipais e das estatais.

A avaliação é que derrotar a "reforma" administrativa, que o governo Jair Bolsonaro tenta aprovar no Congresso Nacional (PEC 32/2020), não é tarefa fácil. Impedir as privatizações das estatais brasileiras também não. Para fortalecer essas lutas e tentar vencer ambos os desafios, as entidades representativas desses setores tentam impulsionar a construção de um movimento nacional que reúna os milhões de trabalhadores destas áreas e enfrente os projetos do governo.

As entidades sindicais já deram os primeiros passos neste sentido nas manifestações realizadas em 30 de setembro e, poucos dias antes, em uma primeira plenária nacional. Entre os objetivos desse novo encontro está ampliar a participação e envolver mais trabalhadores e entidades, espalhadas por todas as regiões do país.

O servidor do Judiciário Federal Fabiano dos Santos, da direção da federação nacional e do sindicato de São Paulo (Sintrajud), participou da reunião nacional organizativa do evento, na terça-feira (20), representando a Fenajufe. Centrais sindicais também se integraram à iniciativa.

Fabiano destaca a importância de cada servidor e servidora se envolver nessa luta e da construção da unidade, fundamental para deter um projeto que tem como alvos a serem destruídos os serviços públicos, estatais estratégicas e os próprios direitos dos trabalhadores dessas áreas.

 

HÉLCIO DUARTE FILHO
LutaFenajufe-Notícias