30M 'Ocupa Brasília': servidores tomam Esplanada dos Ministérios

[]

Ato unificado já é o maior do funcionalismo em 2022; servidores reforçam construção de greve nacional do serviço público

No segundo dia de mobilização pela jornada de luta, servidoras e servidores de todo o País tomaram as ruas da Capital Federal nesta manhã (30). O conjunto de servidores exige resposta ao pleito das categorias que reivindicam recomposição salarial imediata de 19,99%.

As coordenadoras Lucena Pacheco e Juscileide Rondon participaram da atividade acompanhadas pelos coordenadores Erlon Sampaio, Engelberg Belém, Fabiano dos Santos, Luiz Cláudio Correa e Roberto Policarpo.

Após concentração no Espaço do Servidor os manifestantes saíram em marcha até o Ministério do Trabalho e Previdência em solidariedade aos servidores do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS) que já se encontram em greve em vários estados. De lá, a mobilização seguiu até o Ministério da Economia de onde, com palavras de ordem, os servidores mandaram o recado para o ministro Paulo Guedes cobrando instalação imediata da mesa de negociação para atender a pauta reivindicada.

Pela Fenajufe, o coordenador Roberto Policarpo destacou a unidade dos servidores em 2021 que impediu a votação da reforma administrativa (PEC 32/20) e reforçou que, essa mesma unidade, garantirá a vitória do funcionalismo este ano pela recomposição salarial. Policarpo reiterou a necessidade da revogação da Emenda Constitucional 95, da reforma trabalhista do governo Temer e da reforma da Previdência do atual governo.

Em reunião ocorrida na última semana com a comissão de servidores os agentes do governo prometeram uma resposta às categorias até o dia 1º de abril. No entanto a informação que veio de dentro do ministério é que o ministro Paulo Guedes está em viagem fora do Brasil e nada foi ainda encaminhado.

De porte dessa notícia, as categorias prometem intensificar a pressão e manter a vigília em frente ao ministério diuturnamente até que se tenha de fato, uma resolução para o pleito legítimo de todas e todos servidores.

Dos Sindicatos, enviaram representantes o Sindjufe/MT, Sisejufe/RJ, Sintrajud/SP, Sintrajufe/RS, Sindjufe/MS, Sindjuf/ PA-AP e Sintrajufe/PE. Além das entidades de base ,participação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

A Jornada de luta se encerra amanhã com mais um ato em Brasília e também nos estados.

Calendário

31/03

9h – Concentração no anexo 2 do Senado; (acompanhar Oitiva do ex ministro da educação)

10h – Ato no bloco "P" do Ministério da Economia.

 

Fonte: Fenajufe