Fórum Social Mundial: ‘Servidores e a defesa da vida e da democracia na pandemia’ nesta terça (26)

[]

Mesa organizada pelo Fonasefe no Fórum Social Mundial 2021, que ocorre de forma virtual, será às 10h

O papel desempenhado pelos servidores e servidoras dos serviços públicos federais no combate à pandemia da covid-19 e em defesa da vida e da democracia será o tema da mesa coordenada pelo Fonasefe no Fórum Social Mundial de 2021. A atividade acontece a partir das 10 horas da manhã desta terça-feira, 26 de janeiro de 2021, por videoconferência.

O debate se dará num momento em que a importância dos serviços públicos ganhou visibilidade no enfrentamento da pandemia, mas, ao mesmo tempo, o setor público segue sendo atacado e ameaçado por projetos do governo Jair Bolsonaro. Entre eles, a ‘reforma’ administrativa e as privatizações.

Participam da mesa “Trabalhadores dos Serviços Públicos Federais na Luta Pela Democracia e a Vida” a médica sanitarista Lucia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes); Gulnar Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professora do Instituto de Medicina Social da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Mychelle Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e pesquisadora em Saúde Pública; e Jupiara Castro, representante da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) no Conselho Nacional de Saúde, técnica-administrativa em educação da Universidade de São Paulo (USP) e militante do movimento negro.

O Fórum Social Mundial de 2021 – quando o evento completa 20 anos – será virtual, em decorrência das medidas sanitárias. Tendo como tema ‘O Mundo pós-covid-19’, ocorrerá de 23 a 31 de janeiro. A mesa do Fonasefe será transmitida pelas entidades nacionais do funcionalismo e compartilhada pelo Sintrajud no Facebook. Para acompanhar toda a programação do FSM-2021, é preciso criar uma conta de usuário com login e senha no site oficial (clicar aqui), onde também se encontra a relação das mesas do evento.

 

Hélcio Duarte Filho

Sintrajud

Foto: Fernando Magalhães