Com ênfase à atuação da Fenajufe, CNJ aprova criação da Polícia Judicial


Por unanimidade e com direito a citação especial do ministro-presidente, Dias Toffoli, à atuação enfática da Fenajufe (Federação Nacional) na conquista da categoria, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou na terça-feira (8) a proposta de resolução que cria a Polícia Judicial do Poder Judiciário.
Antes do início da sessão do plenário, Roberto Policarpo, coordenador da Fenajufe, ainda manteve um último encontro com o relator do processo Conselheiro Mário Guerreiro. Na conversa, as últimas gestões para garantir apoio do Conselheiro à essa que é uma luta de pelo menos 18 anos, não só dos Agentes e Inspetores de Segurança, mas de toda a categoria.
Aprovada a criação do instituto da Polícia Judicial, coube a Dias Toffoli recomendação ao plenário para acatar sugestão da Federação e sindicatos quanto à normatização do órgão, principalmente no que tange à nomenclatura, adotando-se o termo Polícia Judicial, por normatividade, para equiparar o Judiciário à posição dos demais poderes.
Ao anunciar a aprovação do ato, Toffoli destacou a contribuição dos servidores e registrou a presença, “pela Fenajufe, do ex-deputado Policarpo, servidor do nosso judiciário, que atuou na enfática defesa para aprovação dessa proposição”.
Na avaliação de Policarpo, a atuação conjunta da Fenajufe – através de seus coordenadores e coordenadoras – em conjunto com os sindicatos, é a grande responsável pela conquista. Além disso, destaca o dirigente, os canais de diálogo entre a Federação e a presidência do Conselho, principalmente na gestão de Dias Toffoli, sempre foram mantidos abertos, ainda que tratando de interesses muitas vezes antagônicos entre si.

 

Fonte: Fenajufe