Sinjutra solicita ao TRT-PR revisão e ampliação de medidas de combate à Covid-19

O Sinjutra solicitou à administração do TRT-PR que sejam revistas e ampliadas as medidas adotadas internamente para combater a Covid-19, tendo em vista o aumento do contágio da doença que ocorre não só no Paraná, mas em todo o país. O ofício, protocolado nesta quinta-feira (26), traz o dado de que no estado, em comparação há duas semanas, houve alta de 52% no número de infectados.

“Tal elevação de casos registrada na população em geral atinge – como certamente esperado – também os servidores desta Corte, com relato de expressivo aumento dos casos no âmbito deste Tribunal (...) de fato, em praticamente todas as unidades judiciárias e administrativas do Tribunal tem registrado a ocorrência de novos casos de Covid-19”, revela o texto.

No documento, o sindicato reivindica que seja instituída a modalidade de trabalho à distância para servidores, magistrados, estagiários e funcionários terceirizados que apresentarem resultado positivo para Covid e também para os que manifestarem suspeitas de terem contraído a doença. Sendo por cinco dias para os casos suspeitos, com a necessidade de apresentar teste negativo, feito no terceiro dia, para retorno presencial, e por sete dias os casos confirmados.

O Sinjutra também solicitou que seja reavaliado o protocolo interno de prevenção, com o estabelecimento de medidas como distância mínima entre os postos de trabalho, de 1,5m, obrigatoriedade e fiscalização do uso de máscara e exigência para que os gestores das unidades fiquem atentos ao cumprimento das normas estabelecidas.

O sindicato ainda questiona, no ofício, quais medidas a administração do tribunal está tomando para evitar a contaminação dentro das dependências, qual a conduta a ser adotada pelo trabalhador que teve contato com caso suspeito ou confirmado (familiares ou colegas de trabalhos) e se existe algum estudo ou previsão para o retorno do trabalho à distância nos moldes adotados durante o período mais crítico da pandemia.

Clique abaixo para ver o documento na íntegra.