Deputado governista é nomeado relator da reforma administrativa na CCJ

[]

Darci de Matos (PSD-SC) votou com o governo em 95% das vezes desde o início da gestão Bolsonaro; relator prometeu celeridade

Depois de atropelar o rito de tramitação para aprovar a PEC Emergencial na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), segue disposto a acelerar, também, a Reforma Administrativa (PEC 32/20). Lira conversou, na segunda-feira (15), com a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada Bia Kicis (PSL-DF), e pediu celeridade no andamento da proposta. E o pedido foi acatado: aliado do governo, o deputado Darci de Matos (PSD-SC) foi nomeado relator.

Matos, em entrevista, afirmou que o calendário de votação será definido a partir de reunião com Kicis e prometeu que fará o relatório "o mais rápido possível". Nesta fase serão analisados apenas os aspectos constitucionais da matéria.

De acordo levantamento do site Congresso em Foco, Darci de Matos votou com o governo em 95% das vezes desde o início da gestão Bolsonaro. Matos é professor, técnico agrícola e economista. Já ocupou os cargos de vereador e de deputado estadual por Joinville.

A PEC 32/2020 visa o desmonte do Estado e do serviço público de qualidade para a sociedade. A proposta, entre outros pontos, vai permitir a criação de vínculos sem a regra geral do concurso, aumentando a indicação para cargos comissionados. Além disso, acaba com a estabilidade para novos servidores e propõe o fim do Regime Jurídico Único (RJU).

 

Fonte: Fenajufe

Foto: Agência Câmara