Sinjutra defenderá deflagração de greve por tempo indeterminado em reunião da Fenajufe

Diante da perspectiva que leva a crer que o governo não pretende reajustar os salários neste ano, os servidores da Justiça do Trabalho do Paraná aprovaram defender a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de junho. O constante vaivém e a falta de vontade política de conceder reposição salarial a todas as categorias do funcionalismo federal - e não apenas a policiais, reduto eleitoral de Jair Bolsonaro- fundamentaram a decisão da assembleia realizada pelo Sinjutra, nesta segunda-feira (6).

A princípio, se não houver nenhum componente novo na luta pelo reajuste, será esta a posição que o Sinjutra levará à reunião que a Fenajufe fará com os sindicatos de base, nesta quarta-feira (8). Dia 15 de junho foi o indicativo proposto pela federação para o início de movimentos grevistas.

As idas e vindas, as inúmeras notícias e o teor difuso das informações que supostamente saem da equipe econômica nortearam a decisão da categoria de intensificar a mobilização com a deflagração de greve por tempo indeterminado. Dificuldades de mobilização existem, greves sempre trazem desgastes e prejuízos para todos e é o último recurso a ser utilizado, como mencionou o servidor do Fórum Trabalhista de Maringá Jeferson Nunes. No entanto, defende, é o caminho a ser seguido no momento, uma vez que Bolsonaro tem dados sinais de que a reposição salarial não sairá. 

Fizeram a defesa neste sentido também os servidores Renato Celso Moreira Filho e Miguel Szollosi, coordenadores do Sinjutra. Renato citou notícia de ontem do portal G1, que afirmou que o governo deve deixar para final de junho a decisão sobre o reajuste do funcionalismo. O prazo limite é 4 de julho.

A assembleia desta segunda também discutiu sobre a data-base, luta antiga da categoria e que sempre vem à tona quando reajustes salariais estão em pauta.

O artigo 37 da Constituição Federal prevê data-base às servidoras e servidores federais. No entanto, eles veem reiteradamente esse direito lhes sendo negado. Para tentar mudar esse cenário, os servidores aprovaram elaborar um documento sobre esse importante instrumento que os trabalhadores dispõem nas negociações por reposição de salários e que vem sendo negado ao funcionalismo. O sindicato também levará a defesa de campanha pela data-base à reunião desta quarta da Fenajufe.

Ainda foi decidido que a coordenação do Sinjutra irá entrar em contato com representantes das Justiça Eleitoral e Federal para saber se há indicativo de mobilização nesses setores e para incentivá-los a participarem.

Os servidores do TRT-PR voltam a se reunir na quinta-feira (9), em nova assembleia, para discorrer a respeito do encaminhamento da reunião da Fenajufe e definir qual frente sobre greve será adotada no estado.