Ato em Brasília por negociação lembrará ‘granada’ de Guedes contra servidores

[]

Manifestação ocorrerá ao completar um mês sem resposta do governo Bolsonaro à reivindicação salarial do conjunto dos servidores federais

Um inimigo dos serviços públicos prestados à população e das servidoras e servidores do país. Assim será representado o governo do presidente Jair Bolsonaro, no ato performático programado para acontecer em Brasília, na próxima sexta-feira (18), que registrará um mês sem respostas do Palácio do Planalto para a reivindicação salarial da categoria.

Para não haver dúvidas quanto a isso, será levado um bolo ao Ministério da Economia pelo aniversário da ‘intransigência’, decorado com ‘granadas’. A representação bélica que virá a confeitar o bolo é uma referência ao que falou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na reunião ministerial de 2020, que pouco depois teve as gravações divulgadas por ordem judicial: ‘já colocamos a granada no bolso do inimigo’, disse, referindo-se aos servidores públicos e ao congelamento salarial.

Campanha

O funcionalismo está construindo uma campanha salarial nacional e conjunta. Dezenas de segmentos dos serviços públicos federais participam. São mais de 20 entidades sindicais nacionais envolvidas, centenas de sindicatos de base e algumas centrais sindicais. A articulação se dá nacionalmente por meio do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), do qual a federação nacional (Fenajufe) e o Sintrajud participam, e pelo Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras de Estado).

Novo ofício foi protocolado no Ministério da Economia na quarta-feira (9), no qual o Fonasefe e Fonacate solicitaram ao ministro Paulo Guedes a imediata implantação de mesa de negociação.

Calendário

O Calendário Nacional de Mobilização foi reafirmado na reunião do Fonasefe, na qual a federação nacional (Fenajufe) foi representada pelo servidor Fabiano dos Santos, também diretor do Sintrajud (sindicato de São Paulo). O cronograma é o seguinte:

14 a 25/2/22 – Jornada de Luta em estado de greve; realização de assembleias nos estados.
18/02/22 – Ato em frente ao ministério da economia às 10 horas, pela recomposição salarial de 19,99%.
23/02 – Plenária Nacional das Servidoras e Servidores Públicos Federais (virtual), a partir das 18 horas.
9/3/2022 – Indicativo de início da Greve Nacional nos Serviços Públicos Federais, que está sendo submetido às assembleias de base.

 

Hélcio Duarte Filho

Fonte: Sintrajud