Entidades de servidores reforçam pedido de audiência no Ministério da Economia

[]

Servidores aguardam desde 18 de janeiro uma resposta do governo quanto às reivindicações protocoladas

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) protocolaram, na terça-feira (8), novo ofício no Ministério da Economia pedindo ao ministro Paulo Guedes abertura imediata de mesa de negociação com os servidores. Até o momento, o ministro não se manifestou.

No documento enviado na terça, as entidades cobraram uma resposta de Guedes uma vez que aguardam desde 18 de janeiro - há mais de 20 dias - manifestação do governo quanto às reivindicações protocoladas:

1) Recomposição salarial imediata de 19,99%;

2) Arquivamento da PEC 32/2020;

3) Revogação da Emenda Constitucional 95.

O Fonasefe e o Fonacate também protocolaram pedido de reunião com representantes dos Três Poderes para discussão da recomposição salarial. Foram solicitados pedidos de audiência com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

Ato simbólico

Na abertura dos trabalhos do Legislativo na última semana, Fenajufe e Sindicatos de base participaram de ato simbólico na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Lá, os servidores soltaram balões com uma faixa pedindo "negociação já". Ao longo do dia, 'faixaços' aconteceram por todo o País para unificar a reivindicação com a frase “Reposição emergencial para todos e todas: 19,99% já!”. Além do ato, o Fonasefe realizou coletiva de imprensa para detalhar a pauta de reivindicações dos servidores.

Calendário aprovado pelo Fonasefe:

07 a 11/02 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!;

14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve;

09/03 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.

• Acesse aqui o ofício.

 

Fonte: Fenajufe