Frente Parlamentar busca Audiência Pública e Comissão Geral para debater Recomposição Salarial

[]

Debate será na CTASP e deve ocorrer em março; na próxima semana haverá mais um tuitaço de mobilização

Estiveram reunidos na tarde de segunda -feira(7) representantes das entidades que compõem a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público - FPMSP- O encontro acontece semanalmente em formato virtual desde o início da pandemia.

Pela Fenajufe participaram os coordenadores Fabiano dos Santos e Roberto Policarpo. Da base da Federação registramos a participação dos sindicatos Sisejufe/RJ, Sitraemg/MG, Sintrajud/SP e Sindjufe/MS.

Roberto Policarpo reiterou pedido feito na última reunião para que fosse criada uma Comissão Geral visando promover o debate sobre a recomposição salarial na Câmara. A preocupação do coordenador é avançar nas discussões políticas para garantir a legitimidade da reivindicação.

Policarpo defendeu que a Frente inicie marcação de reuniões e audiências com parlamentares o quanto antes para firmar apoio e fortalecer a luta de servidoras e servidores pela recomposição.

O tema é o principal ponto de pauta dos servidores públicos em 2022. O pleito das categorias é pela recomposição de 19,99%, índice referente às perdas inflacionárias ao período inicial da gestão de Bolsonaro (janeiro de 2019 a dezembro de 2021).

Um dos coordenadores da Frente, deputado Rogério Correa (PT/MG) já elaborou requerimento para realização de Audiência Pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), a ser apresentado tão logo a nova composição seja efetivada.

A data provável para acontecer é após o feriado de carnaval quando os trabalhos legislativos de fato, serão iniciados de forma presencial.

Outro ponto discutido foi referente aos temas que devem encabeçar as pautas no Congresso Nacional neste ano. Na avaliação dos dirigentes, os temas prioritários deverão ser aqueles que garantam votos, ou que possam agradar os setores apoiadores do governo.

Neste sentido é fundamental manter a unidade de todas as categorias para fortalecer a luta em defesa dos interesses do conjunto das servidoras e servidores e por tratamento igualitário.

Na reunião, os representantes das entidades definiram por intensificar a mobilização em defesa da recomposição salarial em todo o País e participar do calendário de lutas aprovado na Plenária Nacional dos Servidores Públicos ocorrida em janeiro.

Encaminhamentos 

Utilizar a logo da Frente nos materiais gráficos das entidades e parlamentares parceiros para demonstrar unidade e força
Continuar e intensificar a pressão junto aos parlamentares indecisos e favoráveis à PEC 32 para que votem contra, evitando que seja pautado em 2022.
Na próxima segunda-feira (14) às 19h haverá twittaço da Frente do Serviço Público e a hashtag será definida tempestivamente, para ampla divulgação e participação das entidades.
Participar das ações do calendário aprovado na Plenária Nacional de Servidoras e Servidores
Públicos Federais .

Calendário

✓ 07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”;

✓ 14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve; realização de assembleias nos estados.

✓ 09/03/2022 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).

 

Fonte: Fenajufe