CNJ pauta processo de criação da Polícia Judicial para a próxima terça (1)

[]

Em reunião na terça-feira (25), a Federação Nacional (Fenajufe) cobrou posição urgente quanto ao tema; Conselho acatou o pedido e colocou em votação na primeira sessão de setembro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) colocou em pauta o processo de criação da Polícia Judicial Federal para a primeira sessão do mês de setembro, na próxima terça-feira (1). A apreciação do tema é aguardada com ansiedade pela categoria e a expectativa é de vitória.

Em reunião ocorrida no início desta semana entre os coordenadores Fernando Freitas, Roberto Policarpo e o secretário geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Vieira Von Adamek, a Fenajufe cobrou posição urgente e que processo fosse colocado em pauta.

Na ocasião, o secretário informou aos coordenadores que as discussões já estavam adiantadas e que a proposta de minuta seria apresentada ao presidente Ministro Dias Toffolli antes de ele deixar o cargo. O CNJ reconhece a luta da Fenajufe nesse sentido e sinaliza para uma possível votação favorável.

No início do ano, a Federação encaminhou a pauta de reivindicações da categoria tanto no CNJ quanto no STF, sendo um dos itens a implementação da Polícia Judicial Federal, um pleito antigo da categoria do segmento dos agentes e inspetores de segurança do PJU.

Ainda no mês de julho, a Fenajufe se reuniu de forma virtual com o relator do processo, Mário Augusto Guerreiro, que prometeu encaminhar o processo ao plenário. Atendendo a Federação o processo será o oitavo ponto de pauta na sessão do dia 1º.

Para a Fenajufe “o Poder Judiciário não pode prescindir de uma estrutura policial própria, sob pena de ficar à mercê de toda a sorte de intempéries. Deve por isso empreender várias ações de fortalecimento da segurança judiciária. A criação da polícia judicial não fere a independência entre os poderes, ao contrário, apenas corrige uma inquestionável necessidade do Poder Judiciário da União e de suas instituições a uma realidade grave de violência”.

A sessão do CNJ está com horário previsto para começar às 14 horas. A Fenajufe fará o acompanhamento.

 

Fonte: Fenajufe

Foto CNJ