Sinjutra participa de debate na Câmara de Cascavel sobre impactos da reforma administrativa para a população

[]

A Câmara Municipal de Cascavel debateu na última sexta-feira (27) os impactos que poderão ser sentidos pela população caso a reforma administrativa, PEC 32/2020, seja aprovada. Proposta pelo vereador Edson Souza (MDB) e pela vereadora Professora Liliam (PT), a audiência pública sobre o tema foi um pedido conjunto de entidades da região que representam servidores públicos. O Sinjutra participou do evento por meio do servidor Gerson Luiz Lechiv, do Fórum Trabalhista de Cascavel.

Em sua fala no evento, Gerson propôs que documentos com dados referentes à perda de renda dos servidores, bem como o aumento da terceirização e outros aspectos prejudiciais da proposta, sejam entregues à Associação Comercial de Cascavel e demais entidades empresariais. O objetivo é que essas entidades possam refletir como a reforma administrativa pode impactar em diversos setores econômicos, incluindo o comércio local, que poderá sofrer com a diminuição de renda dos servidores públicos municipais, estaduais e federais.  

O servidor também sugeriu que deputados federais da região sejam procurados a fim de buscar apoio para a rejeição da proposta na Câmara Federal. Gerson avalia como importante atuar nesse sentido de buscar o contato com parlamentares, considerando ser uma prática de luta já comum entre os servidores públicos federais, em especial da Justiça do Trabalho. Atividade de corpo a corpo que ele próprio já realizou diversas vezes em campanhas por reajuste salarial da categoria.

O vereador Edson Souza, além de afirmar que a PEC 32 coloca em xeque alguns direitos dos servidores públicos, também aposta na pressão sobre os deputados federais. Ouvido pela catve.com, o vereador apontou que a audiência pública serviu principalmente para tentar convencer deputados a se posicionarem contra a proposta. “A gente quer demonstrar isso: que essas mudanças vão acabar tendo um impacto muito negativo no próprio serviço público, no próprio atendimento ao público, em especial no Sus, enfim, nessas áreas todas importantes. A gente acredita que pressionando a gente consegue demonstrar isso e mudar o voto dos deputados”, afirmou o vereador à rede de comunicação da cidade.

De acordo com informações divulgadas pela Câmara de Cascavel, “foram definidos como encaminhamentos da reunião o envio de uma nota oficial dos vereadores e entidades aos deputados federais, o pedido de criação de uma frente parlamentar de defesa do servidor público e a divulgação das informações para a população e entidades de classe de como a reforma impactará a prestação de serviços em todas as áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social e segurança e também como impactará no comércio local, com a redução na renda dos cidadãos”.

O indicativo de um ato público também foi definido e a atuação da frente parlamentar incluirá discussões de atividades futuras, como a organização de atos públicos contra a PEC 32/2020.

 

 (Com informações da Câmara Municipal de Cascavel e assessoria do vereador Edson Souza)

Foto: Flávio Ulsenheimer/Câmara Municipal de Cascavel