SG do CNJ confirma à Fenajufe que minuta da Polícia Judicial está em fase final

 

Adamek informou, ainda, que conversará com Toffoli sobre o tema. A pauta é uma das principais reivindicações da categoria

Os coordenadores da Fenajufe Fernando Freitas e Roberto Policarpo se reuniram, na manhã desta terça-feira (25), com o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Vieira von Adamek, para tratar do andamento do processo sobre a criação da Polícia Judicial Federal. Adamek confirmou aos coordenadores que a minuta está em fase final.

Além de detalhar o andamento da minuta, o secretário-geral informou que conversará sobre o tema com o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, entre hoje e amanhã (26/8). A expectativa é que o assunto seja pautado em breve. Desse modo, tão logo a minuta seja fechada, Adamek conversará com a Fenajufe novamente.

A pauta é uma das principais reivindicações da categoria e a Fenajufe busca junto ao CNJ resolução implementando a Polícia Judicial e disciplinando o poder de polícia administrativa no âmbito do Poder Judiciário da União.

No dia 28 de julho, o relator do processo, conselheiro Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, disse à Fenajufe, em reunião virtual, que apresentaria o tema na reunião do Comitê de Segurança do CNJ no mês de agosto. Já no dia 30 de julho, Adamek explicou que, após a finalização do relatório, a questão seria pautada em agosto ou mais tardar no início de setembro (antes, portanto, do término do mandato do presidente Dias Toffoli).

A Fenajufe defende a criação da Polícia Judicial Federal, compreendendo o papel fundamental para o fortalecimento do Poder Judiciário e esclarece que a criação corrige uma inquestionável necessidade do PJU e de suas instituições a uma realidade grave de violência, posto que esse se ressente de mecanismos próprios e efetivamente mais adaptados a sua realidade para enfrentá-los se comparado aos outros poderes.

 

Fonte: Fenajufe