Servidores decidem em assembleia do Sinjutra pela paralisação no dia 19 de maio

[]

Os servidores da Justiça do Trabalho do Paraná reunidos em assembleia do Sinjutra, nesta quinta (12), aprovaram como parte da campanha pela reposição salarial a paralisação no dia 19 de maio. Eles seguiram o calendário aprovado no Congresso Nacional da categoria (Congrejufe), que definiu este dia para a realização de mobilizações e paralisação pelo reajuste já!

Foi decidido também que haverá na data visita aos locais de trabalho e entrega de panfleto para o público interno, funcionários do TRT, e também para o público externo, explicando o porquê de os servidores exigirem a imediata correção nos salários e a necessidade de mobilização nesse sentido.

O servidor Jeferson Nunes, do Fórum Trabalhista de Maringá, pontuou que mesmo os 5% de reajuste sinalizados pelo governo - muito aquém do que reivindica a campanha, uma vez que os salários foram corroídos pela inflação dos últimos anos, com forte impacto no poder compra dos servidores - “não virão de graça”. Jeferson lembra que há muito se realiza um trabalho com parlamentares e outras pressões com esse objetivo. Ele alerta ainda para o fato de que toda recomposição salarial ou reajuste conquistado pela categoria exigiu esforço e luta.

A campanha pela recomposição salarial emergencial reivindica a correção em 19,99% nos vencimentos. O percentual abrange a inflação acumulada de 2019 a 2021, correspondente aos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro.

As perdas salariais não são de hoje e os prejuízos financeiros acumulados vêm de longa data. Como os servidores não têm respeitada a data-base anual, os índices inflacionários vão se sobrepondo e os reajustes ficam muito prejudicados. Na assembleia desta quinta, uma das ponderações foi um índice apresentado no Congrejufe, que considerou a perda salarial de alarmantes 38%, de 2017 a 2022, contabilizando a projeção para este ano. A considerar este percentual, a própria campanha nacional já está defasada.

O dado serviu para mais uma vez reforçar a importância da união e da mobilização em torno do reajuste salarial.

11º Congrejufe e o Fora, Bolsonaro

Outra pauta da assembleia, os informes, abordou o panorama do 11º Congrejufe, que definiu o plano de lutas dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União e elegeu a nova diretoria da Fenajufe. Ponto de convergência que uniu todos os participantes do encontro nacional foi a defesa da democracia e a necessidade de atuação em todas as frentes para o Fora, Bolsonaro!