CNJ realiza pesquisa para analisar papel do Judiciário na pandemia

[]

Além dos dados estatísticos, o relatório final trará proposta de estratégias de abordagem por meio de políticas públicas, replicáveis para demandas futuras

Buscando entender os impactos e as soluções desenvolvidas pelo Poder Judiciário durante a pandemia de Covid-19, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, durante este mês de fevereiro, pesquisa junto aos tribunais com base na análise de dados para avaliação qualitativamente da produção neste período. O relatório final será apresentado no segundo semestre.

De acordo com o CNJ, em um primeiro momento, serão processadas informações sobre petições e sentenças dos processos relacionados à Covid-19, bem como sobre inovações, estratégias e alterações nas rotinas de trabalho para melhor atender a essas demandas.

O levantamento vai analisar os dados de sentenças e atos normativos disponíveis nos bancos de dados do CNJ – DataJud e Justiça em Números -, de maneira qualitativa e quantitativa.

Ainda segundo o CNJ, a partir da segunda semana de fevereiro até o final de março, será realizada consulta para que os tribunais disponibilizem os processos relacionados à pandemia.

A pesquisa, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além dos dados estatísticos e da análise qualitativa, contará com relatório final que trará proposta de estratégias de abordagem por meio de políticas públicas, replicáveis para demandas futuras.

 

Fonte: Fenajufe