Recomposição salarial: servidores iniciam jornada de luta com ato no Ministério da Educação

[]

Ato abre semana de mobilização e prepara maior manifestação do ano com o Ocupa Brasília nesta quarta-feira (30)

Servidoras e servidores de todo o País iniciaram a jornada de luta do funcionalismo nesta terça-feira (29) com ato na porta do Ministério da Educação (MEC). Mesmo com a exoneração do agora ex-ministro Milton Ribeiro do MEC, o ato foi mantido para cobrar rigor nas investigações. Ribeiro deixa a pasta após divulgação de gravação em que diz liberar verbas por indicação de pastores a pedido de Bolsonaro.

Participaram do ato pela Fenajufe a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Engelberg Belém e Erlon Sampaio. Da base, representantes do Sisejufe-RJ e Sindjufe-MS entre outras entidades do serviço público.

A saída do quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro está ligada a um esquema de liberação de verbas do MEC. Na gravação, o ex-ministro afirma priorizar municípios nos quais os prefeitos são amigos do pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

"Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar. Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar", disse Ribeiro.

As categorias do funcionalismo reivindicam recomposição salarial emergencial, de forma isonômica, referente ao período do governo Bolsonaro, no índice total de 19,99%. Em reunião com agentes do governo ocorrida na última semana, a comissão de servidores argumentou que há recursos suficientes para atender o pleito das categorias e que o discurso governista não passa de falácia.

Ocupa Brasília

Ainda como parte da programação da jornada de luta, centenas de servidores ocuparão o canteiro central do espaço do servidor nesta quarta-feira (30), no Ocupa Brasília. Caravanas de vários estados já se encontram na Capital federal sinalizando como o maior ato unificado das categorias em 2022.

Importante ressaltar aqui que mesmo que os prazos legais para concessão de reajuste em ano eleitoral pelo mecanismo da revisão geral anual (art. 37, inciso X da Constituição) se encerrem em abril, a mobilização deve ser continuada e reforçada. Esses limites de prazo não se aplicam ao reajuste por meio de reestruturação das carreiras.

Calendário

30/03 Ocupa Brasília!

09h - Concentração no espaço do servidor;

10h - Caminhada com paradas no Ministério da Saúde, Previdência e no bloco P do Ministério da Economia;

31/03

9h – Concentração no anexo 2 do Senado;

11h – Concentração no bloco "P" do Ministério da Economia.

 

Fonte: Fenajufe