Dia do Servidor Público é dia de luta!

[]

A coordenação do Sinjutra parabeniza cada servidor e cada servidora pelo seu dia! Parabeniza em especial servidores e servidoras da Justiça do Trabalho do Paraná!

Dia do Servidor Público é dia de luta! Tem sido assim nos últimos anos e neste ano, com a iminência da reforma administrativa (PEC 32/2020), a luta ganha ainda mais força.
São mais de 11 milhões de brasileiros que por meio do serviço público, nas mais variadas áreas, colocam o país para funcionar todos os dias! E são sempre colocados em xeque, sofrem ataques de toda ordem e são culpabilizados pelas crises econômicas que assolam o país.
Não raro têm de enfrentar dados distorcidos, como estudo recente divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que coloca o Brasil na sétima posição entre os países que mais gastam com o funcionalismo público. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou uma nota técnica, refutando os aspectos apresentados no estudo da CNI. O próprio governo reconheceu em nota (Nota Econômica nº 15/2020) que o Brasil está abaixo no percentual total de empregados pelo setor público. Enquanto a média dos países da OCDE é de 21,1% no Brasil a média é de 12,5% da população empregada pelo Estado.
Infelizmente esse é apenas um dos exemplos. Os ataques são vários e a reforma administrativa aparece nesse sentido como uma pá de cal, em que os direitos dos servidores aparecem como alvo. Por isso, neste 28 de outubro todas as forças se voltam contra a aprovação da reforma.

 

 

Ilustração: Fenajufe