19 de maio: Dia nacional de mobilização pelo reajuste salarial

Atos e protestos estiveram presentes em várias regiões do país nesta quinta-feira (19), dia de paralisação do Judiciário pela recomposição salarial dos servidores e servidoras. Não foi diferente na Justiça do Trabalho do Paraná, onde servidores aderiram à paralisação de 24 horas em campanha pelo reajuste emergencial da categoria.

Em Curitiba e em Maringá uma comissão de servidores esteve nos locais de trabalho para conversar com os colegas e motivar a adesão neste e em outros momentos que ainda serão convocados com o objetivo de pressionar pelo reajuste. Eles foram incentivados também a lutar por um índice maior ao anunciado pelo governo, que cogita conceder reajuste linear de 5% ao funcionalismo. O que a campanha defende é a correção dos salários em 19,99%, índice que equivale à inflação acumulada de 2019 a 2021.

Nos unidades de trabalho foi entregue um folheto com dados sobre a defasagem e o congelamento salarial que os servidores federais vêm amargando ao longo dos anos.

“Por isso, a categoria está campanha salarial. O último pequeno reajuste ocorreu em 2016 de forma parcelada e de lá para cá as perdas reajuste ocorreu em 2019 e de lá para cá as perdas inflacionárias do período têm corroído os salários. De 2019 a 2021, período correspondente aos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro, a inflação acumulada atingiu 19,99%. Esse é o percentual de reposição salarial que reivindicamos”, aponta trecho do documento.

Há indicativo nacional para que novo protesto seja realizado ainda maio. A finalidade é intensificar a pressão para pôr fim ao congelamento e conquistar a recomposição salarial merecida.

 

Abaixo, clique para acessar o folheto na íntegra.