Reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reforça pedido de unidade das categorias para pautas do funcionalismo

[]

Encontro fez chamamento para relançamento da organização marcado para o dia 13 de junho em Brasília

A Fenajufe participou, nesta semana, de reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. Estiveram presentes os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson.

O encontro tratou dos pontos de pauta que têm exigido atenção, como o arcabouço fiscal (PLP 93/2023) e o (PL 490/2007) marco temporal de demarcação de terras indígenas, votado nessa terça-feira (30) na Câmara dos deputados.

O assessor Vladmir Nepomuceno fez o panorama conjuntural e alertou sobre as dificuldades que o governo irá enfrentar para construir consenso para as pautas de interesse dos servidores e servidoras.

Gérson avaliou como importante a participação e articulação parlamentar, e ressaltou que “esse é campo de luta em que estão pautados projetos de impacto para a categoria, sem prejuízo de outras formas de luta. É o caso do arcabouço fiscal que exige luta de ideias, denúncia à sociedade e mobilização também”.

O coordenador Fabiano criticou o texto do arcabouço fiscal. Segundo ele, o arcabouço restringe a discussão de reestruturação da carreira. O dirigente apontou que “não podemos esperar nada do Congresso Nacional sem que as categorias do funcionalismo se unam e fortaleçam o processo de mobilização”.

Na reunião foi reforçado, ainda, apoio das entidades para enviarem o maior número possível de representantes para o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP), marcado para o dia 13 de junho. O evento será no auditório Nereu Ramos da Câmara dos deputados e a intensão é lotar os 300 lugares que o espaço disponibiliza.

Para a ocasião, além das presenças de parlamentares apoiadores, as participações da ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, representante da Secretaria de Gestão de Pessoas e do ministro do Trabalho e Previdência Social Carlos Lupi, estão sendo articuladas.

A cartilha “Mitos e Verdades” sobre o Funcionalismo no Brasil:" O Perfil dos Servidores ao longo de três Décadas (1986-2022)", será atualizada e relançada na mesma data.

 

Fonte: Fenajufe