Sinjutra participa de posse e ambientação de novos servidores

Um grupo grande de servidores tomou posse no TRT da 9ª Região na quinta-feira (11). É a primeira solenidade com um número maior de pessoas desde 2016, quando a PEC 95/2016 (teto de gastos) limitou a contratação no serviço público. Nesta primeira parte, foram empossados 34 servidores, técnicos e analistas, que trabalharão nas áreas administrativa e judiciária e que já são oficialmente servidores públicos federais do TRT-PR.

Um evento como esse não era visto desde 2014, com posse e ambientação para novos funcionários. Desde 2016, com a aprovação da PEC 95, as vagas abertas em razão de aposentadorias não eram repostas. Nesse período, somente cargos que foram vagos por motivo de exoneração receberam novos servidores.

O sindicato esteve frequentemente em contato com administração, solicitando informações e acompanhando o processo de nomeação, tanto que a diretora da Segesp (Secretária de Gestão de Pessoas), Bianca Fernandes, até brincou ao dizer que o coordenador do Sinjutra Renato Celso Moreira Filho a procurava para “atucaná-la” quase todos os dias.

A ambientação, que ocorreu na quinta e na sexta-feira (12), foi proposta pelo Sinjutra e realizada em parceria com a administração do TRT. O sindicato participou ativamente do roteiro e do contato com as diversas áreas que foram apresentadas aos novos servidores e servidoras.

“As informações que a gente preparou para eles são um primeiro contato com que a gente sente ser as maiores dúvidas: como cadastrar o curso que eles já têm, como contratar um plano de saúde que seja reembolsado pelo tribunal, qual o andamento da carreira, como é uma progressão, enfim, as principais dúvidas neste primeiro momento”, apontou Renato.

O grupo pôde saber um pouco sobre carreira e do funcionamento de setores como o Centro Médico, Sustentabilidade, Tecnologia da Comunicação e Informação, entre outros.

“O tribunal como um todo está bastante satisfeito em repor essas vagas que estavam há bastante tempo abertas. É importante este momento da ambientação, pois quando o servidor entra surgem muitas dúvidas do funcionamento do tribunal, da logística, dos serviços que são ofertados. É importante também a ambientação para que eles se sintam acolhidos, para que eles esclareçam algumas dúvidas e para que administração possa atuar nesse sentido”, afirmou Juliana Kopp, do setor de carreira da Segesp.

Como parte da acolhida aos novos funcionários do TRT, o Sinjutra fez uma apresentação explicando a sua estrutura, as principais pautas e a importância do sindicato nas lutas e conquistas dos servidores.

A ambientação contou ainda com a visita à sede localizada na Rua Dr Carlos de Carvalho, nº 528, e ao Fórum Trabalhista de Curitiba, na Avenida Vicente Machado, nº 400. O grupo, acompanhado pelos coordenadores do Sinjutra Bruno Chaves Costa, Renato Celso Moreira Filho e Miguel Sándor Szöllösi, conheceu, no primeiro endereço, locais como o plenário, onde são realizadas as sessões do pleno, do órgão especial, e o setor de memória. Já no prédio das Varas do Trabalho, os novos servidores foram divididos em grupos e visitaram a 4ª, a 6ª, e a 9ª Vara do Trabalho. As visitas ocorreram na sexta-feira (12).

O TRT-PR receberá no total 111 servidores. Haverá posse também nos dias 17, 25 e 1º de junho.