Curitiba recebe as primeiras doses da Coronavac e inicia vacinação nesta quarta

[]

Curitiba recebeu, nesta terça-feira (19/1), as primeiras 23.160 doses da vacina Coronavac, que imuniza contra o novo coronavírus. A entrega oficial aconteceu no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O documento de recebimento do primeiro lote foi assinado pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e a entrega feita pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“A pauta do dia é esperança, estamos muito felizes em buscar nossas primeiras doses. Agradeço ao Governo do Estado a proatividade por nos entregar rapidamente essas doses”, agradeceu Márcia Huçulak.

De lá as vacinas seguiram, já no caminhão da Prefeitura de Curitiba e escoltadas pela Guarda Municipal, para armazenamento na Central de Vacinas da cidade, onde todas as doses serão catalogadas no sistema do município.

“As doses estão sendo despachadas para todas as regiões de forma simultânea. Cada município já tem sua estratégia de vacinação. Quero ressaltar aqui que Curitiba tem uma estrutura robusta e essa entrega para a secretária Márcia simboliza a entrega para todos os municípios do Estado Paraná”, ressaltou Beto Preto.

O montante é referente as primeiras doses a serem aplicadas no público prioritário elencado pelo plano municipal. Os imunizantes para a segunda dose ficarão estocadas no Cemepar e serão repassadas ao município nas próximas semanas, assim que encerrada a primeira rodada de vacinação.

Ao todo Curitiba deve receber nessa primeira etapa cerca 46.320 unidades de vacina, contando primeira e segunda doses. A primeira remessa deve contemplar 27,5% das 79.910 pessoas da primeira fase do plano municipal.

No último domingo (17/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a covid-19. Desde domingo as vacinas começaram a ser despachadas para os Estados.

Início da vacinação

As primeiras doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac começam ser aplicadas na quarta-feira (20/1).

Serão vacinados no primeiro dia no Parque Barigui os 250 profissionais da enfermagem que atuarão como vacinadores na campanha. Na sequência serão imunizados os moradores e trabalhadores das 127 Instituições de Longa Permanência (ILPS), a estimava é de 6 mil pessoas. Essa vacinação já está sendo agendada e será feita nas instituições.

Também serão vacinados nessa etapa 150 indígenas aldeados da aldeia Kakané-Porã, na Regional Tatuquara.

A secretária lembra que o momento é de esperança, mas é preciso ter calma e que os grupos prioritários serão seguidos com rigor e organização, conforme as doses vão sendo recebidas.

“Essa é só a primeira etapa, pedimos novamente a colaboração da população. Para que espere sua vez, que não vá ao ponto de vacinação enquanto não receber o seu agendamento. Vamos comunicar amplamente cada grupo”, disse Márcia.

O terceiro grupo da lista são os profissionais de saúde da linha de frente da pandemia. Para esse grupo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já iniciou o levantamento junto aos serviços de saúde do município. Para aqueles que ainda não usam o aplicativo Saúde Já basta baixar e fazer o pré-cadastro com o CPF. Para esse grupo a estimativa é de 12 mil pessoas vacinadas.

Havendo doses, os próximos a serem vacinados serão as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cerca de 2.500 profissionais. Entram nessa fase profissionais de serviços de remoção médica particulares.

Reforço de insumos

Na manhã desta terça-feira (19/1) a SMS também buscou reforço de insumos na central de distribuição de materiais do Estado em Piraquara, para o início da vacinação. Foram 4 mil máscaras cirúrgicas, 70 máscaras do tipo escudo, 600 aventais e 144 mil unidades de seringas e agulhas.

 

Fonte: Bem Paraná

Foto: Daniel Castellano (SMCS)