Tradicional “Grito dos Excluídos” se unirá ao “Fora, Bolsonaro” neste dia 7; PR contará com atos em várias cidades

[]

Importante manifestação que ocorre anualmente no dia da independência do Brasil, esse ano terá mais adesões. Além dos protestos por uma sociedade mais justa e inclusiva, o “Grito das Excluídas e Excluídos de 2021 levará para as ruas um conjunto maior de reivindicações.

Neste ano, o movimento “Grito dos Excluídos(as) se une à campanha nacional #ForaBolsonaro, contra o desemprego e a fome que assolam o país. A Fenajufe (Federação Nacional) reforça aqui a necessidade do engajamento não só nas ações contrárias ao governo, mas também em defesa do estado brasileiro e contra a reforma administrativa.

O momento é de unidade para repudiar mais uma vez os ataques genocidas e negacionistas  que visam principalmente a destruição da democracia e soberania do país.

Neste 7 de setembro, leve seu grito por vacina, comida e por emprego para as ruas. Sustente o brado contra as mazelas desse governo e grite contra as privatizações, contra o fim dos serviços de qualidade e contra o autoritarismo e repressão governista. 

Neste dia, denuncie o aumento das desigualdades, da violência de gênero e racial e não se cale  nunca diante do machismo, racismo e da homofobia acentuados nesse governo. Grite por justiça e  liberdade de direitos!

Gritemos, pois, contra o retrocesso e em favor da vida!

Em Curitiba, o ato está programado para as 16h, na Praça Santos.

A comunidade Nova Esperança, localizada em Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba), também vai receber o ato anual do Grito dos Excluídos. A ação ocorrerá a partir das 9 horas, com plantio de árvores, doação de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade e inauguração de uma padaria comunitária. Na edição deste ano, o Grito traz como lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.

Várias entidades representativas têm se manifestado a favor da democracia e contra os protestos convocados com o presidente com discursos ‘perigosos’. Em vídeo sobre o 7 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) orientou, na sexta-feira, os brasileiros a não se deixarem convencer por “quem agride os poderes Legislativo e Judiciário”, num recado ao presidente Jair Bolsonaro. “A existência de três Poderes impede totalitarismos, fortalecendo a liberdade de cada pessoa”, disse o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. “Independentemente de suas convicções político-partidárias, não aceite agressões às instituições que sustentam a democracia.”

O Grito dos Excluídos e das Excluídas é um dos eventos mais tradicionais da história de luta do povo brasileiro, e acontece desde 1995. Conheça os locais e participe:

Campo Magro - Nova Esperança | 9h30

Colombo - (Aguardando infos)

Curitiba - Praça Santos Andrade | 16h

Guarapuava - Comunidade Santa Rita de Cássia, Bairro Residencial 2000 | 14h

Londrina - União da Vitória | 9h

Maringá - Estádio Willie Davis | 15h

Matinhos - Calçadão Beira Mar (Matinhos/Caiobá) | 9h

Pinhais - (Aguardando infos)

Renascença - Horta Comunitária Três Marias | 16h

Umuarama - Praça Miguel Rossaffa | 9h30

 

(Com Fenajufe e Bem Paraná)