Servidores voltam a pressionar STF e Fux em semana que inclui também trabalho no Congresso Nacional

[]

Com manifestações programadas no STF, o objetivo é pressionar Fux para que encaminhe ao Congresso a proposta de reajuste do Poder Judiciário

A semana de 27 a 30 de junho irá concentrar muita pressão sobre o STF em Brasília, pela recomposição salarial. Na quinta-feira, 23, a Fenajufe convocou sindicatos filiados para se organizarem em mais uma jornada de luta na capital da República.

Com manifestações programadas no STF e articulações parlamento, o objetivo é, de um lado, pressionar Fux para que encaminhe ao Congresso a proposta de reajuste do Poder Judiciário e, do outro, levar a deputados e deputadas, senadoras e senadores, a posição da categoria acerca de pautas de extremo interesse do conjunto das servidoras e servidores do Judiciário Federal e do MPU.

No corpo a corpo com parlamentares, o trabalho será a defesa das duas emendas articuladas pela Fenajufe ao PL 3662/22, estabelecendo a essencialidade dos Técnicos e a alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira (NS); a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 com a retirada de dispositivo que impede reajuste do auxílio alimentação dos servidores do Judiciário e a proposta dos quinquênios (PEC 63/13), onde a Fenajufe tem posição clara: ou todos e todas ganham, ou ninguém leva.

Ainda no Congresso haverá pressão por assinaturas no recurso ao PL 1706/21, que dispõe sobre a possibilidade para que os atos processuais de comunicação sejam realizados, a critério da parte, pelo serviço de registro de títulos e documentos; bem como contra o PL 6204/19, que desjudicializa a execução civil, também conhecido como projeta da mercantilização do judiciário. Também no Congresso, Fenajufe e Sindicatos trabalharão pela segurança das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, nas eleições deste ano. Os ataques ao segmento se acumulam e a tensão é crescente.

O calendário de atividades na próxima semana está assim dividido:

28/6 (terça-feira)

9 horas – Atividades no Congresso Nacional, a partir das 9 horas. Pautas: NS, LDO, PEC 63/13, PL 6204/19 e pressão por assinaturas de Recurso ao PL 1706/21.

19 horas – Reunião Avaliativa após atividades no Congresso Nacional – Local: Auditório da Fenajufe.

29/06 (quarta-feira)

9 horas – Manhã de atividades no Congresso Nacional, a partir das 9 horas. Pautas: NS, LDO, PEC 63/13, PL 6204/19 e pressão por assinaturas de Recurso ao PL 1706/21.

12 horas – Deslocamento para o STF para realização de atos pela recomposição salarial

19 horas – Reunião Avaliativa após atividades sindicais e da agenda do dia – Local: Auditório da Fenajufe

30/06 (quinta-feira)

12 horas - Atos no STF pela recomposição salarial

19 horas – Reunião Avaliativa após o cumprimento da agenda semanal – Local: Auditório da Fenajufe

Apagão do Judiciário

A movimentação em Brasília avança na construção do 3 de agosto, dia em que acontece o Apagão do Judiciário e do MPU, com paralisação dos trabalhos por até 48 horas em todas as unidades do PJU e MPU, pressionando pela recomposição das perdas, cobrando o envio do STF e PGR de projeto ao Congresso Nacional. Na pauta do Apagão, a recomposição inflacionária emergencial dos salários; Nível Superior para Técnicos (PL3662/2021); Majoração da Indenização de Transporte dos Ojafs; Desjudicialização do processo de execução (PL6204/2019); Quinquênios (PEC 63/2013) e Data-base.

 

Fonte: Fenajufe