CNJ realizará simpósio para discutir segurança institucional e cultura de inteligência no Poder Judiciário

[]

Evento será nos dias 12 e 13 de agosto e discutirá a importância e atribuições da Polícia Judicial.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai realizar um simpósio nos dias 12 e 13 de agosto para discutir Segurança Institucional no Judiciário. O “Simpósio Nacional para Difusão de Conhecimento de Segurança Institucional e Fomento da Cultura de Inteligência no Âmbito do Poder Judiciário”, é aberto a participação de magistradas, (os) e servidoras e servidores.

A proposta do evento é aumentar o nível de conhecimento dos integrantes do Judiciário sobre a importância e atribuições da Polícia Judicial e servirá também para fomentar a cultura de inteligência direcionada à segurança institucional no âmbito do PJU.

O presidente do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, conselheiro Mário Guerreiro, afirma que o evento é importante e visa buscar informações fundamentais para a prestação de um bom serviço. O conselheiro ressalta que não é para atender apenas magistrados e servidores, mas "para todos os que usufruem dos serviços da Justiça”

Entre os temas, o simpósio debaterá “A modernização da segurança institucional no PJU", as "Atribuições da Polícia Judicial", planos, projetos, ações e as responsabilidades dos tribunais, além de fazer uma abordagem sobre “O Judiciário e o sistema prisional sob o olhar da inteligência” e “Fundamentos doutrinários da atividade de inteligência”.

Os temas se aplicam às mais diversas situações no Judiciário, desde a proteção a magistrados ameaçados por facção criminosa ao tratamento dado pela polícia judicial, a pessoas que comparecem a fóruns e demais instalações dos órgãos de justiça portando armas.

A segurança institucional e o emprego da inteligência no Judiciário são temas de atos normativos editados pelo Conselho.

Conheça:

Resolução CNJ 291/2019 - Cria o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do PJU

Resolução CNJ 344 /2020 - Regulamenta o poder de Polícia administrativa nos tribunais

Resolução CNJ – 315/2020- Padroniza o conjunto de identificação de magistrados e implementou requisitos de segurança às identificações.

Resolução CNJ n. 383/2021- criou o Sistema de Inteligência de Segurança Institucional do Poder Judiciário.

O simpósio terá o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal ( STF), Luiz Fux na abertura e uma programação muito bem elaborada. Confira detalhes e programação.

Data: 12 e 13 de agosto de 2021

Local: plataforma Cisco Webex

Horário: das 9h às 12h

Carga horária: 6 horas

Público-alvo: Magistrados e Servidores do Poder Judiciário

Acesse aqui as inscrições.

Acesse aqui a programação.

 

Fonte: Fenajufe

Imagem: Divulgação CNJ