Sinjutra

Em reunião no STF, coordenadores da Fenajufe pedem a Fachin avanço na reestruturação da carreira

Há 1 dia


Ouvir texto

Parar

Os coordenadores da Fenajufe se reuniram, nesta quarta-feira (5), com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. Com o propósito de fortalecer o contato institucional, o encontro, primeiro desde que Fachin assumiu a Presidência da Corte, serviu para apresentar a urgência de uma atuação em prol da reestruturação da carreira dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU).

Os dirigentes solicitaram ao ministro o apoio a uma das pautas prioritárias da categoria, apontando que a reestruturação busca corrigir distorções, garantir isonomia e assegurar melhores condições de trabalho. O projeto de reestruturação foi protocolado pela Fenajufe em dezembro de 2023. O STF, no entanto, não deu andamento concreto. 

A reunião também serviu para agradecer pelo apoio aos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que tratam de pautas importantes para servidoras e servidores do Judiciário Federal. Fachin esteve com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na semana passada, ocasião em que o acordo para votação dos projetos (revisão salarial e AQ) teria sido o assunto. 

O ministro disse que tem acompanhado as demandas da categoria, reconhecendo a importância do papel desempenhado pela entidade e servidores na garantia da Justiça e na defesa da democracia.

Os coordenadores também reafirmaram o compromisso de manter uma agenda permanente de diálogo com o STF, buscando o fortalecimento do serviço público e a valorização das carreiras.

Participaram da reunião as coordenadoras Soraia Marca, Juliana Rick, Fernanda Lauria, Eusa Braga e os coordenadores José Aristeia, Fabio Saboia, além da advogada Larissa Awwad (AJN – Cezar Brito Advocacia).