Informações e dúvidas frequentes sobre o plano Saúde ABAS
Ouvir texto
Parar
O que é o plano Saúde ABAS?
Trata-se de um plano de autogestão em saúde. Ele foi criado no âmbito do TRT-15 em Campinas e atende aquele Tribunal há 30 anos. Embora tenha sido criado visando a atender ao público do TRT-15 especialmente, hoje atende a diversos outros Tribunais do Trabalho, como TRT-2 (São Paulo), TRT-12 (Santa Catarina), TRT-1 (Rio de Janeiro), entre outros. E no Paraná, apesar serem pouco conhecidos pelos servidores em geral, estão atendendo à Amatra IX há mais de dois anos.
Qual a diferença entre uma corretora de planos de saúde e uma associação de autogestão?
A principal diferença é a de que na autogestão os preços dos produtos, os custos de atendimento, os relatórios financeiros e os eventuais aumentos são discutidos com os associados, em outras palavras, NÓS, servidores.
Outra diferença é a de que existem ASSEMBLEIAS para discutir temas importantes, incluindo o aumento no custo do plano. Por sinal, o último aumento (2023) foi de 4,6%.
Também é importante diferença o fato de que, sendo um plano de saúde de autogestão, ele se destina exclusivamente a SERVIDORES E JUÍZES DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Ele não pode ser comercializado para o público em geral. Portanto, o titular do plano deve necessariamente ser servidor (ou juiz) ativo do TRT, podendo a partir daí listar seus dependentes e agregados.
Onde existe atendimento da Saúde ABAS?
Tendo em vista que a expansão da Saúde-ABAS para além do TRT-15 está se dando agora, sua rede de prestadores de serviço está em construção. Ela já é bastante sólida em São Paulo e, segundo informação da própria Saúde-ABAS, o TRT-2 já representa a maioria dos associados (uma vez que seu número de servidores é bem maior que o do TRT-15). Em Curitiba já há vários hospitais e laboratórios credenciados.
O mais importante, contudo, é que o Saúde-ABAS tem parceria com a Unimed-Campinas para cobertura nacional e portanto oferece o mesmo atendimento que os servidores do TRT-9 ligados à Unimed atualmente usufruem. Em outras palavras, em relação ao atendimento em si, nada muda. Mas com a ampliação do leque de prestadores de serviço, o Saúde-ABAS em pouco tempo representará avanço e melhora no atendimento em rede própria.
Como é a cobertura do plano Saúde ABAS?
Em relação à cobertura Unimed, o plano oferecido é o Master, que também prevê obstetrícia, com quarto privativo e direito a acompanhante, incluindo suas refeições.
Em relação à cobertura da própria Saúde-ABAS, o leque de possibilidades é muito maior, uma vez que o plano prevê algumas situações bastante diferenciadas (como fertilização in vitro, algumas vacinas, tele-atendimento, seguro em viagem, entre outras).
Para além dessas possibilidades, também é bastante interessante o reembolso de atendimento por livre escolha (também em relação a exames), cujos valores são bastante acima da média praticada em geral pelos planos de saúde comerciais.
Como associar-se ao plano?
Sendo um plano de autogestão, devido às normas da ANS a portabilidade não é automática. Assim, há carência tanto em relação ao tempo de filiação quanto à enfermidades pré-existentes. Também, nesse caso, pode haver a necessidade de eventual verificação pericial.
Contudo, visando dirimir essa questão, de acordo com os termos do convênio firmado com o SINJUTRA, para os sindicalizados que aderirem ao plano Saúde-ABAS até 30 de janeiro não incidirá carência nem perícia tanto em relação ao titular, quanto aos dependentes e agregados.
Funciona assim:
- sindicalizados que optarem até 25 de janeiro passam a ter cobertura a partir de 1º de fevereiro,
- sindicalizados que optarem até 30 de janeiro passam a ter cobertura a partir de 1º de março.
O que ainda não me disseram?
Esse informativo é bastante geral, criado apenas para apresentar essa nova opção de plano de saúde.
Consulte o folder da própria Saúde ABAS, onde existem mais informações.
O SINJUTRA está visitando as unidades para divulgar o plano, mas, tendo em vista a proximidade do fim do prazo do convênio para adesão ao plano, também fizemos uma ‘live’ bastante completa com a apresentação do pessoal da Saúde ABAS, onde várias questões foram respondidas. Essa ‘live’ está gravada e o link segue abaixo. Assista pelo link https://youtu.be/f8a4YrkemUE
Caso ainda restem dúvidas, entre em contato com o SINJUTRA ou com o pessoal da própria Saúde ABAS.
E não deixe de recomendar aos colegas que estão em trabalho remoto ou mesmo em férias, porque nossa maior preocupação é não conseguirmos INFORMAR A TODOS OS SERVIDORES sobre o plano antes do vencimento do prazo para adesão sem carência. Nos ajude então a fazer isso.
Por fim, o SINJUTRA somos nós
e o SINJUTRA trabalha por nós. Se nós mesmos não o fizermos, ninguém o fará.
FILIE-SE https://sinjutra.org.br/filie-se