Sinjutra solicita teletrabalho e suspensão das audiências

O Sinjutra encaminhou ofício à Presidência do TRT-PR solicitando que os servidores passem a operar por teletrabalho. O documento foi protocolado na terça-feira (17). A medida visa conter o avanço da pandemia do coronavírus no Brasil e segue recomendação de epidemiologistas que indicam a restrição de contato entre as pessoas como a melhor forma de atuação para conter o avanço do número de casos da doença.  
 

O sindicato solicitou também que as audiências sejam suspensas, bem como atividades que ocorram nas dependências dos diversos setores do tribunal, e ainda a interrupção, por ora, do recadastramento dos aposentados e pensionistas, grupo este que concentra aqueles que são considerados o de maior risco quando infectados pelo COVID-19.

No documento emitido pelo Sinjutra ao TRT da 9ª Região, a coordenação ressalta que “no que tange às atividades do Tribunal, tal providência revela-se da maior importância, tendo em vista que ele em si mesmo funciona como ponto aglutinador de pessoas. Relembre-se, como exemplo, a grande circulação de pessoas que existe nos prédios de atendimento ao público”, aponta.

O ofício enfatiza a realização de audiências como evento crítico ao reunir grande número de participantes. “Para as partes não existe a opção de não participar de uma audiência por conta da consideração da revelia (...). Isso obriga aos participantes o deslocamento e a presença no local e hora designados. Em outras palavras, o funcionamento de algumas atividades acaba por contribuir em ritmo oposto à solução do problema que ora enfrentamos”, diz trecho do documento.

Finaliza destacando o uso do transporte público como outro aspecto que pode agravar a transmissão do novo coronavírus. “É importante registrar também que o deslocamento das partes se dá – em muitos casos – por transporte público que já é considerado como um dos principais focos de transmissão da enfermidade. Certamente usuários e servidores da Justiça do Trabalho utilizam-se diariamente do transporte público e restringir o acesso físico às dependências do Tribunal do Trabalho pode auxiliar na diminuição da circulação”.

Medidas no Paraná

Nesta semana, no Paraná, medidas restritivas estão sendo tomadas em várias áreas. O governador Ratinho Jr (PSD) decretou que todas as escolas sejam fechadas a partir do dia 23. Shows e palestras também estão sendo cancelados em todo o estado. O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) também suspendeu aulas na rede municipal de ensino a partir da próxima segunda e cancelou encontros e atividades regidos pela prefeitura à terceira idade. Indicou ainda que campanhas de vacinação serão feitas ao ar livre e organizadas para que não haja aglomeração de pessoas.