TRT-PR promove em Foz do Iguaçu o Seminário “Combate ao Trabalho Infantil – Desafios do Resgate Social”

[]

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e o Programa de Trabalho ao Combate Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, com apoio da Escola Judicial, promovem o Seminário “Combate ao Trabalho Infantil – Desafios do Resgate Social”, nos dias 7 e 8 de julho, em Foz do Iguaçu.

O evento, voltado a servidoras/es e magistradas/os, será presencial e ocorrerá no Hotel Bourbon Cataratas do Iguaçu – Thermas Eco Resort.

Para quaisquer esclarecimentos sobre a organização do evento, entre em contato com a Assessoria de Cerimonial da Presidência pelo endereço eletrônico cerimonial@trt9.jus.br ou pelo telefone (41) 3310-7700.

Programação:

7 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

18h - Abertura do evento pela Desembargadora Ana Carolina Zaina (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região)

Mesa de honra: Ministro Evandro Pereira Valadão Lopes (Tribunal Superior do Trabalho.Coordenador Nacional da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho)

Ministra Kátia Magalhães Arruda (Tribunal Superior do Trabalho)

Desembargadora Ana Carolina Zaina (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do da 9ª Região)

Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Gestora Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem – Região Sul) 

Procuradora Regional Margaret Matos de Carvalho (Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná)

Francisco Lacerda Brasileiro (Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu)

Ágide Meneguette (Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR)

19h - Palestra de abertura

Ministro Evandro Pereira Valadão Lopes (Tribunal Superior do Trabalho – Coordenador Nacional da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho)

20h - Palestra “Aprendizagem Exitosa no Estado do Paraná”

Ágide Meneguette (Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR)

21h – Encerramento

 

8 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

9h – Palestra “Trabalho Infantil e os Desafios da Inclusão Social e Tecnológica”

Ministra Kátia Magalhães Arruda (Tribunal Superior do Trabalho)

9h30 – Palestra “Judiciário Fraterno na Proteção de Crianças e Adolescentes”

Desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra (Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.Gestora Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem - Região Norte)

10h – Palestra “A Política Pública e o Combate ao Trabalho Infantil”

Juiz Zéu Palmeira Sobrinho (Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Gestor Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem – Região Nordeste)

10h30 – Coffee break

11h – Palestra “Ações Estratégicas para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”

Procuradora Regional Margaret Matos de Carvalho (Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná)

11h30 – Palestra “Comunidades Vulneráveis e Trabalho Infantil: A experiência do Programa Justiça no Bairro”

Desembargadora Joeci Machado Camargo (Tribunal de Justiça do Paraná)

12h – Intervalo para almoço

14h – Palestra “O Papel da Sociedade no Combate ao Trabalho Infantil”

Juíza Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas (Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Gestora Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem - Região Centro-Oeste)

15h – Palestra “A Aprendizagem como Instrumento para Romper o Ciclo de Miséria e de Pobreza que Envolve o Trabalho Infantil”

Desembargador João Batista Martins César (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Gestor Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem - Região Sudeste)

Presidente de Mesa e Mediadora: Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Gestora Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem – Região Sul)

16h - Encerramento