12º Congrejufe: Unificação sindical e eleição de representante do PR como membro da diretoria da Fenajufe
Ouvir texto
Parar

Na foto, coordenadores Miguel Szollosi (Sinjutra) e Júlio César Daru (Sinjuspar) entregam ofício convidando coordenadores da Fenajufe para acompanharem comissão sobre unificação sindical
Após mais de 20 anos, o Paraná volta a compor a Diretoria Executiva da Fenajufe com a eleição de Júlio César Daru, diretor do Sinjuspar (sindicato das Justiças Eleitoral e Federal). Ele concorreu pela chapa “Democracia e Luta”, que elegeu dez coordenadores. A eleição ocorreu no 12º Congrejufe (Congresso Nacional da Fenajufe), realizado em Foz do Iguaçu entre 26 de abril e 1º de maio. O congresso teve o Sinjutra e o Sinjuspar como sindicatos anfitriões.
Os delegados do Sinjutra apoiaram a candidatura de Júlio por considerar importante que o estado tenha representação na Federação.
Os sindicatos paranaenses compuseram a mesa inicial do evento, por meio dos coordenadores Miguel Szollosi (Sinjutra) e Júlio (Sinjuspar), e foram especialmente mencionados na cerimônia de abertura.
Inspirado nas Cataratas do Iguaçu, o 12º Congrejufe teve como tema “Do encontro das águas à força das cataratas: unidade, carreira e justiça social: pela valorização da categoria e essencialidade das servidoras e servidores, braços fortes do PJU e MPU, que tornam o acesso à justiça um direito de todas e todos”.
Anúncio de estudo sobre a unificação sindical
Na cerimônia de abertura, as coordenações do Sinjutra e do Sinjuspar anunciaram que pretendem iniciar estudos para unificar os sindicatos e entregaram ofício conjunto convidando a Fenajufe para acompanhar a comissão que analisará o processo de unificação sindical.
A comissão deverá repassar os estudos à coordenação dos sindicatos, para que então seja realizada a consulta às bases sobre o assunto
Em entrevista à jornalista da Fenajufe, Fernanda Miranda, os coordenadores Miguel Szollosi e Jonas Rupert (Sinjuspar) informaram que as conversas sobre a unificação dos sindicatos já ocorrem há algum tempo e destacaram que o principal ganho com a medida será a ampliação da representatividade. Reforçaram ainda que, com a base praticamente dobrada, os benefícios serão significativos.