Abertura do 12º Congrejufe tem menção especial ao Sinjutra e ao Sinjuspar, sindicatos anfitriões
Ouvir texto
Parar

O Sinjutra e o Sinjuspar, sindicatos que representam as servidoras e servidores do Judiciário Federal do Paraná, foram especialmente mencionados durante a cerimônia de abertura do 12º Congrejufe (Congresso Nacional da Fenajufe), que nesta edição ocorre em Foz do Iguaçu. O evento teve início no sábado (26) e seguirá até a quarta-feira, 1º de maio.
Inspirado nas Cataratas do Iguaçu, o tema do congresso é: Do encontro das águas à força das cataratas: unidade, carreira e justiça social: pela valorização da categoria e essencialidade das servidoras e servidores, braços fortes do PJU e MPU, que tornam o acesso à justiça um direito de todas e todos.
Vídeo do Paraná, mostrando os principais pontos turísticos e a diversidade cultural e de biomas, foi apresentado na abertura do evento. Um pouco da história, da culinária, dos povos que ajudaram a construir o estado, assim como os regionalismos linguísticos, expresso nas gírias, fizeram parte do cerimonial da Fenajufe, conduzido pela jornalista Joana D’arc.
O coordenador Miguel Szollosi compôs a mesa inicial ao lado dos coordenadores da Fenajufe e do coordenador do Sinjuspar, Julio Cesar Daru. Ao final, compactuando com o espírito de união presente no evento, anunciaram que pretendem iniciar estudos para unificar os sindicatos, e fizeram o convite à Fenajufe para compor a comissão que analisará o processo de unificação sindical.
Os delegados do Sinjutra já participaram da primeira votação do Congrejufe. Na tarde do domingo (27), foi eleita a Comissão Eleitoral, que acompanhará o processo que elegerá a próxima Diretoria Executiva da Fenajufe.
O congresso segue com os debates trazendo as principais bandeiras de lutas da categoria e pontos importantes da conjuntura nacional e internacional. Questão sociais e de opressão também são abordadas no evento.
Representam o Sinjutra no 12º Congrejufe:
Delegados
Ademir Gregolin
Dilva Tscha
Miguel Szollosi
Osmar Covalchuk
Pedro Ivan Perar
Renato Celso Moreira Filho
Vânia Cremonese
O servidor Celso Gonçalves também faz parte da delegação, como observador.