Ato em frente ao STF cobra avanço do PCCS e diálogo com Facchin
Ouvir texto
Parar

Dirigentes da Fenajufe e representantes de vários sindicatos protestaram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (6), para cobrar que o recém-empossado presidente, ministro Edson Fachin, dê andamento ao Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). Os representantes dos servidores também cobraram que Fachin receba a diretoria da Federação para tratar desta e de outras demandas urgentes da categoria.
Júlio César Daru, coordenador do Fenajufe e diretor do Sinjuspar (Federal e Eleitoral), representou o Paraná na manifestação. O Sinjutra atua em conjunto com o Sinjuspar em várias demandas dos servidores.
A proposta de reestruturação da carreira foi apresentada pela Federação ao Fórum de Gestão e Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda na gestão do ministro Luís Roberto Barroso. Até o momento, não há qualquer sinalização de encaminhamento por parte do STF.
Ainda que Fachin tenha tomado posse há poucos dias, as tratativas com o ministro tiveram início já no começo de 2026. Em reunião no início do ano, a Federação antecipou as questões que já haviam sido discutidas e aprovadas no Fórum de Carreira e que aguardam a manifestação do Supremo para avançar.
(Com imagem e informações da Fenajufe)