Tradicional “Grito dos Excluídos” se unirá ao “Fora, Bolsonaro” neste dia 7; PR contará com atos em várias cidades
Ouvir texto
Parar
Importante manifestação que ocorre anualmente no dia da independência do Brasil, esse ano terá mais adesões. Além dos protestos por uma sociedade mais justa e inclusiva, o “Grito das Excluídas e Excluídos de 2021 levará para as ruas um conjunto maior de reivindicações.
Neste ano, o movimento “Grito dos Excluídos(as) se une à campanha nacional #ForaBolsonaro, contra o desemprego e a fome que assolam o país. A Fenajufe (Federação Nacional) reforça aqui a necessidade do engajamento não só nas ações contrárias ao governo, mas também em defesa do estado brasileiro e contra a reforma administrativa.
O momento é de unidade para repudiar mais uma vez os ataques genocidas e negacionistas que visam principalmente a destruição da democracia e soberania do país.
Neste 7 de setembro, leve seu grito por vacina, comida e por emprego para as ruas. Sustente o brado contra as mazelas desse governo e grite contra as privatizações, contra o fim dos serviços de qualidade e contra o autoritarismo e repressão governista.
Neste dia, denuncie o aumento das desigualdades, da violência de gênero e racial e não se cale nunca diante do machismo, racismo e da homofobia acentuados nesse governo. Grite por justiça e liberdade de direitos!
Gritemos, pois, contra o retrocesso e em favor da vida!
Em Curitiba, o ato está programado para as 16h, na Praça Santos.
A comunidade Nova Esperança, localizada em Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba), também vai receber o ato anual do Grito dos Excluídos. A ação ocorrerá a partir das 9 horas, com plantio de árvores, doação de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade e inauguração de uma padaria comunitária. Na edição deste ano, o Grito traz como lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.
Várias entidades representativas têm se manifestado a favor da democracia e contra os protestos convocados com o presidente com discursos ‘perigosos’. Em vídeo sobre o 7 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) orientou, na sexta-feira, os brasileiros a não se deixarem convencer por “quem agride os poderes Legislativo e Judiciário”, num recado ao presidente Jair Bolsonaro. “A existência de três Poderes impede totalitarismos, fortalecendo a liberdade de cada pessoa”, disse o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. “Independentemente de suas convicções político-partidárias, não aceite agressões às instituições que sustentam a democracia.”
O Grito dos Excluídos e das Excluídas é um dos eventos mais tradicionais da história de luta do povo brasileiro, e acontece desde 1995. Conheça os locais e participe:
Campo Magro - Nova Esperança | 9h30
Colombo - (Aguardando infos)
Curitiba - Praça Santos Andrade | 16h
Guarapuava - Comunidade Santa Rita de Cássia, Bairro Residencial 2000 | 14h
Londrina - União da Vitória | 9h
Maringá - Estádio Willie Davis | 15h
Matinhos - Calçadão Beira Mar (Matinhos/Caiobá) | 9h
Pinhais - (Aguardando infos)
Renascença - Horta Comunitária Três Marias | 16h
Umuarama - Praça Miguel Rossaffa | 9h30
(Com Fenajufe e Bem Paraná)