Sinjutra

Em ação conjunta contra a reforma administrativa, Sinjutra e Sinjuspar se reúnem com o deputado federal Tadeu Veneri

Há 4 dias


Ouvir texto

Parar

Os coordenadores do Sinjutra Elizângela Barboza e Miguel Szollosi e do Sinjuspar Jonas Ruppert e Júlio Cézar Daru se reuniram na tarde desta segunda-feira (8) com o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR). A reunião, que ocorreu na sede do Sinjuspar, teve como objetivo reforçar as estratégias de enfrentamento à PEC 38/2025 (reforma administrativa).

Para Veneri, o caminho mais eficaz para barrar o avanço da PEC é pressionar os deputados federais paranaenses, principalmente nos locais de base. “A pressão pela base, principalmente nas regiões de atuação do parlamentar, é um ação fundamental. Esses últimos dias antes do recesso legislativo [que tem início no dia 19 de dezembro] são cruciais para isso”, afirmou.

O deputado ressaltou que o próximo ano, por ser período eleitoral, impõe dificuldades à aprovação da PEC, visto que o tema possui potencial para impacto negativo nas urnas e pode custar votos aos parlamentares.

“O que era ruim, piorou”

De acordo com  Veneri, a PEC 38 é ainda pior que a PEC 32 (versão anterior da reforma administrativa). “Piorou o que já era ruim”, destacou. O deputado apontou que a proposta em tramitação traz aspectos da reforma do papel do Estado que remonta ao final dos anos 90, com desmonte das garantias sociais.

O fim da estabilidade, a restrição para realização de concursos públicos, a redução drásticas das carreiras de Estado, o fim da progressão por tempo de serviço, a imposição da carreira única e a abertura para terceirização irrestrita estão entre os graves impactos para o funcionalismo. 

O Sinjutra e o Sinjuspar convocam os servidores para a mobilização contra a reforma administrativa, a fim de pressionar os deputados em suas regiões de base no estado. Barrar esse ataque que altera profundamente o papel do Estado e coloca em risco direitos e garantias constitucionais é parte fundamental da luta dos servidores públicos.