Fachin recebe Hugo Motta nesta quarta (29); PLs do reajuste salarial e do AQ teriam sido o assunto
Ouvir texto
Parar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos – PB), na manhã desta quarta-feira (29). O assunto da reunião, que ocorreu no STF, teriam sido os Projetos de Lei nº 4750 e 3084/2025, que tratam da recomposição salarial e da reestruturação do adicional de qualificação (AQ) dos servidores do Judiciário Federal.
Há expectativa de que Fachin e Motta tenham entrado em acordo e os projetos possam ser apreciados o quanto antes. Após a aprovação dos requerimentos de urgência, nesta terça-feira (28), os PLs podem ser votados diretamente pelo plenário da Câmara, sem a necessidade de passar pelas comissões temáticas.
Sobre a revisão salarial, o projeto prevê um reajuste linear de 25,97%, dividido em três parcelas sucessivas, de forma cumulativa, sendo 8% em julho de 2026; 8% em julho de 2027; e 8% em julho de 2028.
Designação de relatores
Além da reunião entre os presidentes do STF e da Câmara dos Deputados, outro passo relativo aos projetos foi a designação da relatoria. Os deputados Rafael Prudente (MDB/DF) e Coronel Meira (PL/PE) foram designados relatores dos PLs 4750 e 3084/2025, respectivamente.
O avanço na tramitação dos projetos é acompanhado de perto pelo Sinjutra e demais entidades representativas dos servidores, que mantêm a pressão pela aprovação final.
(Com informações e imagem da Fenajufe)