Sinjutra

Projeto-piloto do TRT-PR que aborda formas de discriminação leva bate-papo a Fórum de S. J. dos Pinhais; Sinjutra participa

Há 4 dias


Ouvir texto

Parar

O Sinjutra participou da primeira etapa do projeto-piloto “Projeto de Interiorização”, do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-PR, o Comitê de Equidade, realizada no Fórum Trabalhista de São José dos Pinhais, no dia 25 de abril. A coordenadora Andréa Galvão representou o sindicato, que é parceiro da iniciativa. 

O “Projeto de Interiorização” consiste em bate-papos, eventos informais com caráter mais intimista, nas unidades do interior, onde o público interno possa refletir sobre machismo, misoginia, sexismo, racismo (em todas as suas ramificações), LGBTfobia, capacitismo, preconceito/discriminação por classe social, aporofobia, etarismo, xenofobia, preconceito/discriminação por procedência regional e nacional, antissemitismo, racismo religioso, nazismo e similares.

Em Curitiba, a proposta pretende ter o nome “Projeto da Capital”. 

A promoção do bate-papo foi realizada pelas servidoras Fernanda de Almeida Santana e Adryeli Sacilotto de Camargo. Fernanda falou sobre capacitismo e Adryeli, sobre machismo. Temas como racismo, gordofobia, LGBTfobia, nazismo, classismo, xenofobia, violência contra a mulher, entre outras formas de discriminação e violência, também foram abordados no encontro.A conversa contou com relatos e intervenções das(os) participantes.

Para a coordenadora do Sinjutra, discussões sobre diversidade nos locais de trabalho são de extrema relevância por contribuírem para a aceitação dos colegas e consequentemente para a diminuição de preconceitos, o que acaba refletindo na melhoria dos ambientes e da qualidade de vida. Além disso, destacou a realização de eventos fora da capital, a partir de demandas apresentadas pelos próprios servidores. 

O próximo bate-papo será no Fórum de Paranaguá, dia 23 de maio, das 8h30 às 11h, presencialmente.