Sinjutra

União antirracista e fortalecimento sindical: Sinjutra divulga eventos sobre o tema

Há 1 mês


Ouvir texto

Parar

“Você se lembra quando foi racista com uma negra ou um negro? Não precisa contar pra ninguém. Só tenta não repetir”.

Com essas palavras, a escritora Bianca Santana termina seu livro “Quando me descobri negra”. Em meio a relatos de racismo e do dor, o que permanece, para nós, leitores, é um potente testemunho sobre autorreconhecimento e aceitação. 

Nesse sentido, atento à questão e sob o princípio de que o racismo deve ser constantemente combatido, o Sinjutra divulga iniciativas de enfrentamento à discriminação racial, prática essa que, infelizmente, persiste em nossa sociedade. 

O Coletivo de Mulheres do Sintrajud Mara Helena dos Reis realizou atividade em homenagem ao dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha e de Tereza de Benguela (25 de julho). O evento “Mulheres negras no mundo do trabalho e na ocupação de espaços de poder” foi realizado no dia 27 de julho e ocorreu de forma híbrida - presencial e online. 

Dedicar um espaço específico para discussões acerca da situação da mulher negra, sobretudo no que se refere à ocupação de espaços de poder, é imperativo. Constantemente, ela é desconsiderada da estrutura social brasileira.

De acordo com texto publicado pela mestre em filosofia política pela Unifesp e escritora Djamila Ribeiro, mulheres negras são alvo de mais de 80% dos ataques na internet, especialmente quando estão em ascensão social. A pesquisa é da tese de doutorado de Luiz Valério Trindade, da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Djamila também afirma no texto, que foi publicado na Folha de São Paulo, em 22 de agosto, que inúmeras outras pesquisas chegam a conclusões similares.

A atividade do Coletivo de Mulheres do Sintrajud Mara Helena dos Reis pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=TAeSwPGf-Jo&t=5318s

Fenajufe convoca II Encontro Nacional de Pretas e Pretos do PJU e MPU

A Federação convoca sindicatos filiados para o II Encontro Nacional de Pretas e Pretos do PJU e MPU. O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro em formato híbrido. A programação do encontro está em construção. 

Os sindicatos poderão inscrever até 3 (três) representantes para participação presencial, com possibilidade de aumento desse limite a depender da disponibilidade física, ficando livre a quantidade de participantes por videoconferência.

As propostas e inscrições dos representantes devem ser enviadas para o endereço eletrônico encontro.fenajufe@gmail.com no prazo indicado abaixo.

A Federação reforça que a participação no referido encontro é de suma importância e que o debate das questões raciais é necessário e oportuno na categoria. Nesse sentido, a presença de todos os sindicatos filiados é fundamental.

Atenção para os prazos

14/10 - Prazo para as entidades enviarem os nomes de seus representantes ao II Encontro, indicando se presencial ou virtual, bem como e-mail e nº de WhatsApp dos participantes.

16/10 - Prazo para o envio das propostas aprovadas nos encontros ou reuniões preparatórias ao encontro nacional.