Relatório da LDO prevê reajuste apenas para policiais em 2023

[]

O senador Marcos do Val é o relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) DE 2023

A depender da vontade política do presidente Jair Bolsonaro, o roteiro segue sendo o mesmo iniciado por ele em dezembro do ano passado, quando falou pela primeira vez de aumento salarial apenas a policiais. Aliado do presidente, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) entregou no domingo (26) o relatório do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 (PLN 5/2022) especificando reajuste apenas a policiais federais e do Distrito Federal.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias direciona a elaboração do Orçamento da União para 2023. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) votará a proposta da LDO até o dia 7 de julho.

O senador justifica a previsão de reajuste para policiais, considerando "a importância da segurança pública no contexto das funções típicas de Estado".

Servidoras e servidores têm consciência do momento em que vivem e aumentam a pressão em Brasília. Delegações de várias partes do país atuam, nesta semana, tanto no Congresso Nacional, em contato com parlamentares, quanto em ações voltados para o Supremo Tribunal Federal.

Atos nesta quarta (29) e quinta-feira (30) buscam aumentar a pressão sobre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e cobrar o envio do projeto de lei referente à recomposição dos salários dos servidores ao Congresso Nacional.

Segundo relatos que chegaram até servidores, conforme texto publicado no site do sindicato de São Paulo (Sintrajud), alguns ministros já estão cobrando de Fux o envio da proposta de reposição salarial. As manifestações que ocorreram na semana passada em frente ao STF, ao que parece, já teriam surtido efeito nos bastidores do Supremo.

 

Com informações da Agência Senado e Sintrajud (sindicato de São Paulo)

Foto: Roque de Sá/Agência Senado