Sinjutra

Assembleia aprova propostas para valorização da área de apoio especializado em TIC

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná aprovaram a defesa pelo Sinjutra de propostas para a valorização de servidores especializados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A deliberação se deu em assembleia, que ocorreu de forma online, no dia 12 de abril, e contou com a participação de representantes do Núcleo de TIC do Sinjutra, que apresentaram as propostas para debate e análise.

A busca de estímulo e valorização dos servidores do setor ocorre face aos riscos de esvaziamento desta mão de obra nos tribunais. O CNJ, por meio das resoluções 215 e 370, já se atentou a esta necessidade. A Fenajufe também definiu pautas prioritárias a partir do que foi deliberado no I Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras de TI, realizado em julho de 2022.

Foram traçadas estratégias para buscar apoio para a implementação das propostas aprovadas na assembleia, entre elas a apresentação das reivindicações para a desembargadora presidente do TRT-PR, Ana Carolina Zaina, que preside também o Coleprecor (Colégio de Presidentes e Corregedores de TRT’s). Com isso, o que se pretende é fortalecer o apoio à pauta no debate nacional.

Outro ponto abordado na assembleia foi a valorização da carreira judiciária, para além da criação da gratificação ligada à execução de atividades de TIC. A criação da gratificação foi considerada como o caminho mais rápido, sem perder de vista soluções mais estruturantes como o aumento nos incentivos à qualificação e a possibilidade da chamada “carreira em Y”.

Abaixo, as propostas aprovadas.

- Ratificação de apoio à criação da gratificação para TI, definida pelo CNJ e Fenajufe;

- Indicar ao núcleo de TI que faça a formulação de proposta para implementação da gratificação de TI e uma proposta para valorizar as carreiras de TI e também das demais carreiras do Judiciário;

- Apresentar as propostas elaboradas pelo núcleo no encontro de carreira da Fenajufe e, quando couber, à administração do TRT9;

- Encaminhar solicitações de informação elaboradas pelo núcleo de TI.

- Buscar os demais sindicatos do Judiciário no Paraná, tanto estadual, como federal, para trabalho em conjunto;

- Referendar a criação do Núcleo de TI, que pode ser composto por sindicalizados que atuem nos setores ligados a TI ou que sejam da área de apoio especializado em TI.