Com ajuda de parlamentar paranaense, reforma administrativa é protocolada na Câmara
Ouvir texto
Parar

A reforma administrativa foi protocolada na Câmara dos Deputados, no início da noite da sexta-feira (24). A notícia pegou os servidores de surpresa, pois a proposta estava “empacada” por falta de apoio dos parlamentares, embora não fosse novidade a forte intenção de seguir adiante com um projeto que altera o papel do Estado e impõe uma lógica de mercado na administração pública.
Foi a intervenção do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos - PB), que mudou o cenário de resistência inicial dos deputados. Ele contou com ajuda do deputado paranaense Pedro Lupion (PP), que está à frente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Procurado por Motta, Lupion passou a atuar perante a bancada ruralista para angariar apoio e colher as assinaturas necessárias (171, para a proposta começar a tramitar). As informações são do jornal “Folha de São Paulo”.
Apesar do lobby do presidente da Câmara, a resistência ao projeto segue. De acordo com o jornal, isso se deve à atuação das entidades ligadas aos servidores e à preocupação com assuntos que possam ocasionar a perda de votos na eleição de 2026.
Diante desse panorama, com o intuito de manter o incômodo com o projeto, os servidores prometem se mobilizar em Brasília e nos estados e pressionar os parlamentares a rejeitarem a proposta.
Na próxima quarta-feira (29), Brasília será palco de um grande ato nacional em oposição à reforma e contra os riscos que ela representa para o conjunto do funcionalismo.