Sinjutra

Coordenador do Sinjutra defende em plenária nacional uso da tecnologia em prol dos trabalhadores

Há 10 meses


Ouvir texto

Parar

Durante fala na abertura da XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, nesta quinta-feira (23), o coordenador do Sinjutra Renato Celso Moreira Filho defendeu que a tecnologia deve ser usada em prol da categoria, a favor dos trabalhadores.

Para Renato, os avanços tecnológicos podem servir como aliados na melhoria das condições de trabalho. “Eu vejo que muitas vezes a gente se perde enquanto categoria quando discutimos a questão da tecnologia. Quando confundimos a máquina com o dono da máquina. Confundimos o processo da uberização, que realmente se revela como um processo complexo e danoso para a sociedade, com o aplicativo da Uber”, pontuou.

“Nessa plenária mesmo a gente vai discutir Inteligência Artificial. Será que o problema é a Inteligência Artificial ou é a forma como fazemos dela? Será que a gente não deveria estar usando esses aplicativos para diminuir nossas cargas horários e estar trabalhando menos, como fez alguns países da Europa que reduziram para quatro dias de trabalho semanais?”.

Ao final do seu pronunciamento, Renato solicitou uma reflexão da mesa mediadora sobre o tema.

A Plenária Nacional da Fenajufe ocorre de 23 a 26 de maio, em Natal (RN). Representam o Sinjutra no evento os servidores Pedro Perar, Renato Celso Moreira Filho, Vanessa Silvati, Elisângela Barboza e Bruno Costa.