Coordenador do Sinjutra defende em plenária nacional uso da tecnologia em prol dos trabalhadores
Ouvir texto
Parar
Durante fala na abertura da XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, nesta quinta-feira (23), o coordenador do Sinjutra Renato Celso Moreira Filho defendeu que a tecnologia deve ser usada em prol da categoria, a favor dos trabalhadores.
Para Renato, os avanços tecnológicos podem servir como aliados na melhoria das condições de trabalho. “Eu vejo que muitas vezes a gente se perde enquanto categoria quando discutimos a questão da tecnologia. Quando confundimos a máquina com o dono da máquina. Confundimos o processo da uberização, que realmente se revela como um processo complexo e danoso para a sociedade, com o aplicativo da Uber”, pontuou.
“Nessa plenária mesmo a gente vai discutir Inteligência Artificial. Será que o problema é a Inteligência Artificial ou é a forma como fazemos dela? Será que a gente não deveria estar usando esses aplicativos para diminuir nossas cargas horários e estar trabalhando menos, como fez alguns países da Europa que reduziram para quatro dias de trabalho semanais?”.
Ao final do seu pronunciamento, Renato solicitou uma reflexão da mesa mediadora sobre o tema.
A Plenária Nacional da Fenajufe ocorre de 23 a 26 de maio, em Natal (RN). Representam o Sinjutra no evento os servidores Pedro Perar, Renato Celso Moreira Filho, Vanessa Silvati, Elisângela Barboza e Bruno Costa.