Oficiais de Justiça: Fenajufe marca presença no Congresso da União Internacional ocorrido pela primeira vez na América Latina
Ouvir texto
Parar
Evento reuniu mais de 600 participantes de 53 países em debate sobre eficiência, precarização e valorização do cargo
Na última semana, a Fenajufe esteve representada pelas coordenadoras Lucena Pacheco, Márcia Pissurno, Paula Meniconi e Juscileide Rondon no 25º Congresso Internacional de Oficiais de Justiça ocorrido no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de maio. Além delas participou, ainda, o coordenador Thiago Duarte.
A capital carioca foi a primeira da América Latina a sediar o evento que reuniu 600 participantes de 53 países. A organização foi da organização da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) em conjunto com a Federação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf).
Com o tema central “Oficial de Justiça: o Agente de Confiança”, o maior encontro de Oficiais de Justiça debateu a valorização da carreira e a manutenção das atribuições desses servidores, com o foco no uso dos meios tecnológicos para a execução dos mandados e a ameaça da desjudicialização da execução, já em evidência no país.
Em sua manifestação, Lucena afirmou que o evento foi muito relevante por oportunizar a troca de experiências com Ojafs do mundo inteiro. Sobre o avanço das tecnologias, a dirigente ressaltou que “é caminho a ser trilhado por todos os trabalhadores e trabalhadoras, especialmente para o serviço público no Brasil”.
Já o coordenador Thiago Duarte, destacou a atuação da Fenajufe na defesa dos interesses não apenas dos oficiais de justiça, (Ojafs) mas de toda a categoria do PJU como um todo. Na ocasião, Thiago destacou o anteprojeto de reestruturação da carreira construído e aprovado por unanimidade na XXIII Plenária Nacional, ocorrida em Belém do Pará em novembro de 2023.
Fonte: Fenajufe