Guias do TST para enfrentamento de assédio são destacados em evento da Escola Judicial
Ouvir texto
Parar
Oficina sobre prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e de discriminação, realizada recentemente pela Escola Judicial do TRT-PR, lançou mão de guias importantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que buscam orientar a conduta profissional no âmbito da Justiça Trabalhista.
“Guia prático por um ambiente de trabalho mais positivo - Prevenção e enfrentamento das violências, dos assédios e das discriminações” e “Liderança responsável – Guia para prevenir e enfrentar o assédio, a violência e a discriminação” foram as cartilhas divulgadas pelo TRT9.
“O objetivo é conscientizar e orientar sobre o tema para que possamos construir uma cultura organizacional saudável, segura e produtiva”, aponta o Guia prático por um ambiente de trabalho mais seguro.
No que se refere à responsabilidade das lideranças para um ambiente sem assédio, diz o documento: “uma liderança responsável deve estar sempre comprometida com a segurança emocional e física de sua equipe”.
Os documentos se baseiam na Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência, do Assédio e de Todas as Formas de Discriminação, instituída no TST e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) pelo Ato Conjunto TST.CSJT.GP N.º 52, e pela Resolução CSJT Nº 360, ambos de 29 de agosto de 2023.
O Judiciário tem demonstrado crescente preocupação com as violências no ambiente de trabalho. Cartilhas, guias e comissões têm se tornado instrumentos importantes na política de prevenção e combate ao assédio nos tribunais. O Sinjutra está atento a esse movimento, principalmente para verificar se as práticas adotadas têm de fato surtido efeito nos ambientes de trabalho.
Clique nos links abaixo e acesse os guias.