Sinjutra

Nota de repúdio às declarações do juiz Rinaldo Forti Silva do TJ/RO

Há 6 meses


Ouvir texto

Parar

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná (SINJUTRA) e o Sindicato dos Servidores da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral do Paraná ((SINJUSPAR) vêm a público expressar veemente repúdio às declarações proferidas pelo Juiz secretário-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Rinaldo Forti Silva, durante a solenidade de posse realizada na última sexta-feira (26).

Consideramos totalmente inaceitável e repugnante o teor segregacionista e discriminatório das palavras dirigidas aos servidores recém-chegados, nas quais o magistrado os descreve como um peso, uma "despesa" desnecessária ao orçamento do Tribunal. Tais afirmações, que denotam uma falta de compreensão sobre o papel essencial dos servidores efetivos na prestação de serviços à sociedade, são repudiadas veementemente pelo SINJUTRA e SINJUSPAR.

É lamentável que um representante do Judiciário, ao invés de reconhecer e valorizar o trabalho árduo e dedicado desses profissionais, opte por proferir comentários desrespeitosos e desqualificadores. Os servidores do Judiciário são fundamentais para o funcionamento adequado da Justiça e merecem ser tratados com dignidade e respeito.

Reiteramos, portanto, nosso repúdio às declarações do Juiz Rinaldo Forti Silva e exigimos retratação pública por parte do mesmo, bem como medidas concretas por parte do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e do Conselho Nacional de Justiça para coibir qualquer forma de discriminação e desrespeito aos servidores do Poder Judiciário.

Diretorias do SINJUTRA e SINJUSPAR