Sinjutra

Sinjutra se reúne com a presidente do TRT-PR

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

Na quarta-feira (28), representantes do Sinjutra se reuniram com a presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina. Estiverem presentes os servidores Miguel Sándor Szölösi, Renato Celso Moreira Filho, Anderson Corrêa, Sérgio Bezerra e Bruno Costa e a servidora Jandair Fernandes Neubaur.

Constaram da pauta o reenquadramento dos auxiliares, a gratificação para profissionais da Tecnologia Informação e Comunicação (TIC) e o combate à desjudicialização da execução judicial e extrajudicial, contida no PL 4188/21.

Os representantes do sindicato solicitaram o apoio da presidente, no sentido de que ela possa atuar nas instâncias superiores em defesa das reivindicações dos servidores. A magistrada é também presidente do Coleprecor (Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs). Que os assuntos possam ser levados a reuniões de abrangência nacional, e assim ganhar corpo e força, é um dos objetivos do Sinjutra.

O grupo de servidores expôs à presidente as particularidades de cada item da pauta. Ela se mostrou atenta e interessada e considerou legítimas as reivindicações. Disse que, ao lado do corpo técnico que a assessora, se debruçará sobre os temas. Havendo entendimento, concordou em abordar os assuntos em conselhos e órgãos superiores, levando adiante as pautas dos servidores.

Servidores explicam demandas à presidente

Cada um dos presentes, a seu turno, apresentou à presidente os assuntos em questão. O servidor Anderson Corrêa, analista judiciário do setor de TI, foi primeiro a falar na reunião. Ele explicou a demanda dos servidores e servidoras da TI. Afirmou que já há estudo do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a gratificação para esse ramo do Judiciário e apontou para a necessidade de valorização desses profissionais.

Já Bruno Costa, ao pedir apoio para sejam derrubadas as emendas ao PL 4188, que na prática configuram a desjudicialização do processo de execução, entregou um material sobre o tema para a desembargadora. Ao ouvir o servidor, que é Oficial de Justiça, a magistrada ficou surpresa e impactada com o assunto.

Os servidores Sérgio Bezerra e Jandair Fernandes Neubaur falaram sobre o reenquadramento dos auxiliares. Eles explicaram que há uma lei que define que os servidores designados para este cargo e que entraram até 1996 foram reenquadrados como técnicos. O restante, algo em torno de 300 servidores – isso em todo o Brasil -, busca essa equiparação. O cargo, hoje, é extinto do quadro do Judiciário Federal.

O Sinjutra encaminhará formalmente requerimento à presidência solicitando o apoio e enviará dossiês com estudos sobre os temas.