Sinjutra

Semana do Servidor: Nutricionista do Sesi, Deise Rose, tira dúvidas sobre consumo de glúten, lactose, entre outros compostos alimentares

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

De forma bastante didática e tratando de assuntos em alta no mundo na alimentação, a nutricionista do Sesi, Deise Paloschi Rose, falou aos servidores e servidoras, na quarta-feira (25), sobre mitos e verdades referentes a alimentos que compõem a mesa de boa parte dos brasileiros.

Sob a afirmação de que o ramo da nutrição passa por mudanças constantes, Deise abordou o consumo de glúten, lactose, alimentos diet e light, entre outros, e tirou as principais dúvidas sobre a ingestão desses compostos que fazem parte da alimentação.

A nutricionista reforçou que a alimentação saudável, sem restrições e com equilíbrio, que inclua vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, permitirá o emagrecimento e controle do peso, proporcionando qualidade de vida e saúde.

Sobre o glúten, um assunto bastante atual quando se fala em restrição alimentar, Deise trouxe uma anedota baseada em memes que circulam na internet: o glúten será o ovo de amanhã.

Com relação ao aumento de alergias relacionadas ao consumo de certos alimentos, como é o caso daqueles que contêm glúten, a nutricionista apontou algumas possibilidades. De acordo com ela, com a mudança na forma de nos alimentarmos, passamos a ter menos contato com as bactérias encontradas em alimentos frescos. O desequilíbrio entre as bactérias que fazem parte do nosso trato gastrointestinal denomina-se disbisose.

Segundo estudos, a disbiose está relacionada ao aumento de alergias causadas por alimentos, como é o caso de hipersensibilidade ao gluten e à lactose. Também há o fato de muito provavelmente os casos serem subnotificados no passado. A possibilidade de diagnóstico, avalia a nutricionista, é um fator importante nesse processo.

Quando questionada sobre a questão dos agrotóxicos, Deise deu o exemplo do que ela mesma procura fazer, que é, sempre que possível, consumir alimentos orgânicos. Como forma de acesso a esses alimentos, citou as feiras de produtos orgânicos que ocorrem na cidade e serviços de entrega em condomínios. No entanto, disse que no dia a dia, com a maioria das pessoas fazendo refeições fora de casa, tem que fazer o que é possível, sem “terrorismo alimentar”.

Outros assuntos da moda, como dieta low carb e jejum intermitente também foram mencionados pela nutricionista. O jejum intermitente, segundo ela, tem apresentado bons resultado. No entanto, pondera que, levando em consideração o estresse em que a maioria da população está submetida, ficar tempo demais sem comer pode ser um agravante para a irritação. O mesmo serve para a dieta low carb, que também contribui para o aumento da irritabilidade. Em defesa do consumo saudável de carboidratos, ressaltou que o grupo alimentar é um importante agente auxiliador na regulação do sono.

Deise finaliza afirmando que temos uma certa intuição, que “no fundo sabemos aquilo que nos faz mal”. Também ressaltou que devemos nos responsabilizar pelo que comemos e ter sempre em casa alimentos saudáveis.

Contato Deisi Paloschi Rose

41 9823-1952