Semana do Servidor – Dra Mariana Perotta realiza palestra sobre a importância da saúde bucal

[]

Com reconhecimento à importância do SUS (Sistema Único de Saúde) para a saúde pública no país, inclusive citando a mega cirurgia realizada recentemente, em Ribeirão Preto (SP), que separou irmãs siamesas, a doutora Mariana Perotta lamentou que, infelizmente, a abrangência e capacidade do programa não chegam com a mesma intensidade à saúde bucal.

Para a Semana do Servidor, a doutora Mariana realizou a palestra denominada “A importância e o contexto da Saúde Bucal”. No evento, ela esteve acompanhada de alguns de seus alunos da Universidade Tuiuti do Paraná.

“A odontologia [pública] é muito falha nesse ponto. A política pública precisa melhorar nesse sentido. Temos excelentes profissionais, temos uma boa formação, formamos bons dentistas, temos acesso a muitos cursos, uma odontologia muito inclusiva, temos uma boa condição de trabalho, que nos difere inclusive internacionalmente, mas infelizmente a questão aqui é recurso”, aponta a dentista, que fez doutorado em Odontologia com ênfase em saúde coletiva pela PUC-PR.

Ivandro Diogo Amorim, um dos alunos da doutora Mariana que participaram da palestra, ressaltou a odontologia como campo primordial da saúde e a necessidade de aumentar políticas públicas voltadas para a área. “A odontologia faz parte da saúde pública como um todo, está no dia a dia em tudo que nós fazemos, assim como a saúde em geral. Tem muita coisa dentro da saúde pública que ainda não abrange a odontologia e seria muito importante que isso acontecesse”.

O SUS não realiza tratamento ortodôntico, de implantes e de próteses unitárias e parciais. Com relação a próteses, o programa só oferece o aparelho total.

Apesar das críticas com relação à abrangência do programa, a doutora fez questão de reforçar que em Curitiba o serviço de odontologia pública é excelente.

Sobre a importância da saúde bucal, a doutora Mariana destaca: “A saúde bucal tem um impacto tão ou mais sério do que condições crônicas, como a diabetes e hipertensão, por exemplo. Contém marcadores muito importantes que interferem na qualidade de vida”.

Além da fala, da respiração e da alimentação, funções centrais atreladas à cavidade bucal, tem um outro aspecto bastante relevante, que é o da estética. “A falta de um dente chama muito mais atenção do que vários outros problemas. Além das outras importantes funções, o dente tem uma função estética e social muito importante”, destaca.

Os últimos dados sobre a saúde bucal no Brasil são de 2010. O chamado SB Brasil é um programa do SUS de levantamento epidemiológico, no qual exames bucais são realizados para avaliar a prevalência e a gravidade dos principais agravos bucais. Também são aplicados questionários para a coleta de dados sobre a condição socioeconômica das populações investigadas, a utilização de serviços odontológicos e a percepção de saúde.

Os dados referentes à SB Brasil fazem parte da apresentação da palestra.

Contatos Dra Mariana Perotta

mariperotta@gmail.com

(41) 99236 8083