Seminário do TRT-PR abre, em 1/9, o mês nacional de luta da pessoa com deficiência

[]

A servidora Andréia Baltazar Dias, coordenadora de saúde do Sinjutra, participará do painel sobre inclusão do trabalhador com Síndrome de Down

O Seminário será no dia 1º do setembro, das 14h às 18h, na sede do TRT-PR, em Curitiba. Especialistas sobre o tema e também pessoas com deficiência farão reflexões sobre seus estudos e experiências acerca da inclusão desse público no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

O seminário é promovido pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PR, coordenado pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, com o apoio da Presidência e da Escola Judicial do TRT-PR.

O ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), falará sobre os impactos da reforma trabalhista no sistema de cotas de emprego. O jurista fará uma análise comparativa entre Brasil e Portugal à luz da convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.

O juiz do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Luis Ricardo Catta Preta Silva Fulgoni, que é autista, abordará o tema ao lado da advogada e professora Elyse Michaele Bacila Batista de Matos, fundadora do Instituto ICO Project, centro de desenvolvimento especializado em adolescentes e crianças com algum tipo de atraso no desenvolvimento, como Transtorno de Espectro de Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Também participará a servidora do TRT-PR Fernanda de Almeida Santana, autista, ativista de direitos humanos e do Movimento de Pessoas com Deficiência, e secretária geral da Abraça - Associação Brasileira para Ação pelos Direitos das Pessoas Autistas.

Outro tema em pauta é a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. Será um painel com a participação da jornalista Fernanda Bruni, ativista das causas das pessoas com Síndrome de Down e autismo e fundadora do Instituto Eu tenho Nome, das servidoras do TRT-PR Andréia Baltazar Dias e Ana Rosa Goslar e da trabalhadora terceirizada do TRT-PR Maria Gabriela Gimenez da Silva Mendonça, pessoa com Síndrome de Down.

O metalúrgico Carlos Clemente também proferirá palestra. Ele abordará a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Carlos Clemente é coordenador do Espaço Cidadania (Osasco-SP), uma rede que estimula o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades no trabalho.

Público-alvo

O seminário tem como público-alvo membros e servidores de tribunais e do Ministério Público, advogados, sindicatos, instituições sociais, professores, estudantes e qualquer cidadão interessado no tema.

Setembro

O dia 21 de setembro é a data em que se comemora, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133/2005. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser quase primavera, simbolizando o nascimento e renovação desse movimento, suas reivindicações políticas de inclusão e pelo fim da exclusão social.

 

Fonte: TRT-PR