Sinjutra participa no CNJ de evento sobre Democracia no Judiciário
Ouvir texto
Parar

A coordenadora do Sinjutra Andréa Galvão participou, nesta terça-feira (18), da palestra “Constituições Democráticas e Democratização do Judiciário”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça. O evento ocorreu na sede do CNJ, em Brasília.
O papel do Judiciário como fundamental na preservação da democracia brasileira foi ressaltado na fala de abertura pelo presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso. O evento teve a participação do jurista francês Dominique Rousseau, professor emérito de Direito Público da Faculdade de Direito da Sorbonne.
A Fenajufe participou da mesa “Diálogos sobre a Democratização do Poder Judiciário”, por meio da coordenadora Lucena Pacheco. Para Andréa, a fala da Lucena foi bastante assertiva ao reivindicar maior participação dos servidores nas reuniões deliberativas do Conselho. De acordo com coordenadora do Sinjutra, Lucena afirmou que quase não há participação de representantes dos(as) servidores(as) nas reuniões deliberativas e grupos de estudos, sendo que fazem parte da grande força motriz do Judiciário, e que não está havendo a democratização por meio da escuta e da participação dos servidores nas decisões do CNJ.
A esse respeito, Lucena reforçou o que disse o jurista Dominique Rousseau quando ele apontou que “a democracia não se limita ao voto, mas se constrói no respeito aos direitos e na participação contínua dos cidadãos.”
A dirigente da Fenajufe solicitou ao Conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano, que presidia a mesa naquele momento, a maior participação de entidades representantes dos servidores. Feliciano pediu para que as propostas das entidades presentes na mesa fossem repassadas para seu gabinete e que, durante sua atuação no CNJ, os servidores terão espaço para participar.
A mesa com o tema “Diálogos sobre a Democratização do Poder Judiciário” contou, além da participação da Fenajufe, com representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, (Anamatra), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação dos Magistrado Brasileiros (AMB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).